Basquetebol em Cadeira de Rodas [História, Regras, …]

O basquetebol em cadeira de rodas ou basquetebol adaptado é uma variante do basquetebol tradicional, mas este é jogado por jogadores em cadeiras de rodas, os quais têm alguma deficiência motora permanente.

História do Basquetebol em Cadeira de Rodas

Este esporte surgiu perto do inicio do século XX, e foi com o intuito de reintegrar os soldados que tinham saído feridos da guerra na sociedade e dar-lhes um propósito, ajudando assim na sua reabilitação.

O mesmo processo aconteceu com diversos esportes paralímpicos, e não têm só uma vertente desportiva, mas também humana.

O basquetebol adaptado é um dos poucos esportes que começaram logo nos primeiros Jogos Paralímpicos e que até hoje ainda fazem parte desta competição, isto desde 1960.

Em 1968, o esporte deixou de ser apenas para homens e as mulheres também ganharam o seu lugar nos Jogos Paralímpicos.

basquetebol-cadeira-de-rodas-4

Jogo de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Aqui é tudo praticamente igual ao basquetebol tradicional. A quadra tem de medidas 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. Tem de ser obrigatoriamente delimitada por linhas, todas as linhas são iguais e o cesto esta á mesma altura que a do basquetebol normal, a 3,05 metros do chão.

O jogo também começa por uma bola ao ar, e os jogadores não podem se levantar para chegar á bola.

É jogado por 6 jogadores de cada equipa e o jogo é dividido por 2 períodos, cada um de 20 minutos. Se no fim desse tempo as equipas estiverem empatas, jogasse uma prorrogação de 5 minutos para tentar desempatar as equipas.

Classificação dos Jogadores

Para que o esporte seja mais igual e justo, os jogadores têm um sistema de classificação consoante o seu grau de deficiência motora, o qual de 1.0 até 4.5.

Na partida, os jogadores a jogar não devem ultrapassar um total de 14 pontos em classificação.

Os jogadores são obrigados a ter um cartão com a sua pontuação e também as modificações que tiverem na cadeira de rodas.

basquetebol-cadeira-de-rodas-2

Regras das Cadeiras de Rodas

Como as cadeiras de rodas são um elemento essencial na pratica do esporte, também é normal que estas tenham as suas próprias regras e especificações, tais como:

  • A cadeira deve ter 3 a 4 rodas, sendo que as 2 traseiras devem ser grandes;
  • Os pneus traseiros devem ter no máximo 66 centímetros de diâmetro e devem possuir suporte para as mãos.
  • A altura máxima do acento deve ser 53 centímetros do chão e o apoio para os pés deve estar a 11 centímetros.
  • Os jogadores podem ter uma almofada no acento até 10 centímetros à exceção dos jogadores de classificação 3.0 ou superior, os quais têm um máximo de 5 centímetros.
  • Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos.

basquetebol-cadeira-de-rodas-3

Regras Básicas de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Vamos agora enumerar algumas das regras básicas do Basquetebol Adaptado:

– Um jogador é considerado fora do campo quando a sua cadeira tiver pelo menos um pouco fora do limite do campo ou estiver a pisar a linha.

– Se um jogador atirar a bola para o adversário com o intuito de fazer com que a bola saia, a bola vai pertencer ao adversário.

– Quando um jogador tiver a bola em sua posse apoiada no colo, ele só pode dar até 2 empurrões á cadeira. Se der mais e não passar, driblar ou lançar a bola é marcada falta.

– Um jogador não pode ficar mais de 3 segundos na área restritiva do adversário, tendo como exceção se tiver a bola no ar, se for para receber um rebote ou for uma bola morta.

– Se o jogador tiver a posse de bola e estiver pressionado pelo adversário ele só pode ter a bola em seu poder sem lançar ou driblar durante 5 segundos.

– A equipa que tem a posse de bola tem 10 segundos para atravessar a linha central para o campo do adversário.

– Cada equipa desde que recebe a bola tem 24 segundos para efetuar o seu ataque, o qual termina quando a bola é lançada e toca no cesto pelo menos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

8 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *