beisebol-regras-historia

Tudo sobre Beisebol [Regras, Historia, …]

O Baseball (escrito em inglês) ou Beisebol é um desporto pouco popular fora dos Estados Unidos da América (apesar de ser enorme nesse país que foi o seu desenvolvedor), apesar de existir alguns sítios onde tem crescido imenso a sua popularidade, como no Extremo Oriente em países como o Japão e em alguns países da América Central.

História do Beisebol

Não se sabe bem desde quando é que começou a surgir o beisebol, havendo já alguns relatos desde o século XIV em alguns documentos, de jogos parecidos com o beisebol atual.

Mas foi só no ano 1744 que existe alguma referência mais concreta de Beisebol, no Reino Unido, sendo que foi uma evolução do jogo de rounders que já era jogado nessa região, e que acabou por ser levado e depois popularizado por imigrantes ingleses na América do Norte.

Foi ainda durante cerca de 20 anos, desde 1992 a 2012, um desporto Olímpico, mas como é um desporto que tem pouca visibilidade fora dos EUA, acabou por ser retirado do programa.

campo-beisebol

Credito: Adam Klepsteen

Fundamentos do Beisebol

O objetivo principal do baseball, é simplesmente acertar a bola com um taco, normalmente o mais longe possível e corretamente, dentro dos limites do campo, e correr pelas quatro bases que estão no campo até chegar à ultima onde é marcado um ponto.

Ao contrário de a maioria dos desportos em que a duração do jogo é fixa por um tempo pré-determinado, no Beisebol, para o jogo acabar, pelo menos uma equipa tem que fazer 27 eliminações, salvo raras exceções. Cada entrada (ou inning) acaba quando 3 jogadores são eliminados, por isso o jogo é composto por 9 innings. Se no final dessas 9 innings as equipas continuarem empatadas, a equipa que se conseguir adiantar primeiro nas próximas innings ganha.

fundamentos-beisebol

Credito: Ulrik De Wachter

Campo de Beisebol

O campo de Beisebol é em forma de quadrado, sendo que a sua posição faz parecer que é um losango (daí ser chamado de diamante).

Este campo é dividido em duas partes principais: infield e outfield.

O infield tem o solo em terra e é em forma de quadrado (o diamante), tendo ele quatro bases, as quais tem de ser alcançadas pelo jogador que esta a atacar e cada uma tem um jogador a defende-las.

O outfield por sua vez tem o solo grama, sendo ele a parte após o infield até ao muro e é protegido por mais 3 jogadores, os quais estão sempre atentos aos lançamentos que são longos e altos (flyballs).

O “monte” onde o arremessador manda a bola é uma circulo de terra com um raio de 2,4 metros e a distancia entre bases é de 120 metros, havendo duas linhas que saem da “home plate” e que forma um ângulo de 90 graus entre elas.

campo-baseball

Credito: FreeImagens

Equipas e Jogadores

Estes números variam entre ligas de beisebol, mas a Major League, que é a principal liga de baseball que existe (a principal liga dos Estados Unidos) normalmente é composta por 25 jogadores cada equipa.

Estes números dividem-se assim: 8 jogadores de defesa (recetor, defensores internos e externos), o arremessador inicial, 6 relief pitchers, sendo um deles um closer (arremessador extremamente eficaz que joga no final do jogo quando é preciso garantir a vitoria), 1 arremessador reserva, 2 defensores internos reservas, 2 defensores externos reservas, um rebatedor, recetor ou relief extra e um HP (jogador que rebate pelo pitcher).

Ainda á também o staff, como o manager, e os seus assistentes que são os treinadores, tendo cada um as suas funções.

Posições e Distribuição no Campo

  • Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
  • Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
  • Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
  • Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
  • Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
  • Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
  • Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
  • Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

arremessador-beisebol

Credito: FreeImagens

Lançamentos

Como já foi dito, o objetivo do arremessador é mandar a bola em direção á “home plate” seguindo certas regras, evitando que o rebatedor acerte na bola, mas isso nem sempre acontece como é claro.

Vamos ver quais são as situações podem acontecer nos lançamentos.

Strike

Este é o principal objetivo do Pitcher. Ele pode conseguir o strike de várias formas:

– Arremessar a bola na zona de strike e o rebatedor tentar acertar e falhar (a zona de strike é uma zona em forma de quadrado imaginária que se situa entre os joelhos e o peito do rebatedor);
– Arremessar a bola em qualquer zona e o rebatedor tentar rebater mas falhar na bola.
– O rebatedor mandar a bola para fora de campo, sendo assim falta (para trás ou para forma das linhas que saiem da home plate);

Ao fim de 3 strikes no jogador é considerado “Strike Out” e o jogador é eliminado.

Ball

Quando o arremessador manda a bola para fora da zona de strike e o rebatedor não tenta rebater, é considerado Ball. Se o arremessador mandar 4 balls no mesmo jogador, este pode avançar para a primeira base.

Se a primeira base estiver cheia, o jogador na primeira base avança para a segunda e assim sucessivamente.

Dead Ball

Quando o arremessador faz o seu lançamento e a bola acidentalmente vai contra o rebatedor, é considerado Dead Ball e o jogador vai automaticamente para a primeira base. Se estiver ocupada, acontece o mesmo que na Ball.

Bola em Jogo

Se o jogador que esta a rebater conseguir rebater a bola (e ela ficar em campo) e ela tocar no chão caso não saia do campo, então ele pode ir a correr para a primeira base na tentativa de roubar a base.

beisebol

Credito: FreeImagens

Eliminações

O inning (ou entrada) só acaba quando a equipa que esta a defender consegue eliminar 3 jogadores da equipa adversária. Para estas eliminações acontecerem existem várias formas de o fazer, e elas são:

Strike Out

Um Strike Out acontece quando o arremessador consegue conquistar 3 strikes sobre o rebatedor e o jogador é eliminado. No 3º strike, se for foul não conta, só se for um bunt (jogada em que o jogador não balança o taco e apenas o encosta contra a bola).

GIF strikeout-baseball

Fly Out

Fly Out é quando o rebatedor consegue rebater a bola e um dos defesas eventualmente consegue agarrar a bola sem que ela toque no chão.

GIF flyout-baseball

Ground Out

Quando o rebatedor acerta na bola e ela toca no chão o jogador começa a correr em direção á primeira base. Se um defesa conseguir agarrar a bola e mandar para o defesa que estiver em contato com a primeira base e ele a agarrar antes que o rebatedor chega na primeira base, ele é eliminado.

GIF groundout-baseball

Force Out

É exatamente a mesma situação que no Ground Out mas em vez de ser na primeira base com o rebatedor é aos jogadores que estão já na primeira, segunda ou terceira base.

GIF forceout-baseball

Tag Out

É quando um jogador da defesa que tem a bola toca no adversário e ele não esta em contato com nenhuma base.

GIF tagout-baseball

Numa jogada não tem de haver apenas uma eliminação, podendo haver uma Double Play, ou uma Triple Play (o que é bastante raro), sendo que é uma junção de várias eliminações.

Rebatidas

Os jogadores que vão rebater têm as suas áreas definidas onde podem estar e pisar para rebater, havendo duas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo da home plate, para facilitar os jogadores destros e canhotos.

O jogador pode optar por fazer um swing normal, que é tentar fazer uma rebatida larga, ou um bunt, que consiste em deixar o taco parado e tentar fazer com que a bola encoste nele, de forma a mandar uma rebatida extremamente curta pelo chão, geralmente usado como sacrifício enquanto outro jogador da sua equipa rouba alguma base para avançar no campo.

A jogada mais emblemática que toda a gente já ouviu falar mesmo quem não gosta de beisebol, é o Home Run, que é o rebatedor conseguir rebater para fora do campo, geralmente para as arquibancada. Ai o jogador que rebateu e todos os jogadores que estão na base automaticamente marcam uma corrida, já que podem correr entre bases sem a preocupação da bola ser posta em jogo.

baseball-park-fans-1430171-639x418

Credito: FreeImagens

Marcar Pontos

Para alguma das equipas ganhar tem definitivamente de conquistar corridas (pontos) e se no final das 9 innings tiver mais que o adversário ganha. Para marcar essas corridas os jogadores têm que fazer percorrer as 4 bases, sem ser eliminados, apontando assim uma corrida cada vez que o façam.

Os jogadores podem avançar nas bases de algumas formas:

Roubar Bases

Após o arremessador começar o movimento para mandar a bola, o jogador que esta na base pode começar a correr para a próxima base, caso ela esteja vazia ou o seu companheiro que la esta correr também, e tentar chegar lá antes que o jogador que esta a proteger aquela base receba a bola e lhe toque ou apenas esteja a tocar na base (para eliminar o jogador desta maneira, é importante que o catcher consiga fazer uma arremesso forte e preciso para o jogador que esta na base receber a bola),

Erro

Se os defesas da equipa adversária cometerem algum erro, também é uma oportunidade para tentar roubar as bases.

Links Uteis

http://mlb.mlb.com/
http://www.cbbs.com.br/

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *