handebol

Fundamentos do Handebol [História, Regras, …]

História do Handebol

Um desporto de origem alemã, do século XIX.
Inicialmente praticado apenas por mulheres ao ar livre. Para mudar isso em 29 de Outubro de 1919 o Professor Alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim , Karl Schelenz com a ajuda de Max Heiser e Erich Konig trabalharam com o intuito de fazer do handebol um desporto misto e competitivo.

Para uma maior divulgação desse seu projeto, enviou-o juntamente com as regras nativas do Handebol de campo a países como:
– Estados Unidos;
– Irlanda;
– Itália;
– Suiça;
– França;
(Entre Outros)

Com o seu “projeto” aceito, surgiu o handebol que conhecemos praticado não só pelo sexo feminino mas também pelo masculino, tornando  o desporto mais competitivo.

O Pai do Handebol (Karl Schelenz), é chamado assim, por ter sido ele a adaptar o antigo Torball no atual Handebol, tornando-o assim um jogo popularizado na Europa.

Foi rapidamente divulgado pelo facto de na Faculdade de Educação Física onde Karl trabalhava, haverem muitos alunos estrangeiros que partilharam o conhecimento adquirido sobre o desporto nos seus respetivos países.
Ao longo do tempo ( 1920 a 1930 ) Karl começou a dar palestras sobre o Handebol em várias escolas ao redor da Europa.
handebol-4

Evolução do Jogo

Inicialmente jogado por 11 jogadores de cada equipa. Atualmente, a FIHA, Federação Internacional de Handebol Amador estabelece como oficial 7 jogadores por equipe.

Objetivo e Regra Geral

Como em outros jogos de campo, o seu objetivo é a marcação de golos (que são considerados apenas depois de entrarem completamente na baliza) sendo proibido o uso dos pés para o deslocamento da bola (sem contar com o goleiro enquanto está na sua área). Atualmente disputado em grandes sítios durante os Jogos Olímpicos.

handebol-2

Equipamento

O único objeto que é usado é uma pequena bola (de handebol), que deve ser obrigatoriamente de couro ou de um outro material sintético que atinga um certo peso, a fim de ser melhor manuseada pelo jogadores e para um melhor lançamento da mesma.

Constituição De Uma Quadra de Handebol

As medidas da quadra de handebol são de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
– Linhas laterais e linhas de fundo: Delimitam a quadra
– Linha dos 4 metros: Limita a atuação do goleiro durante cobranças de tiros de 7 metros
– Linha dos 6 metros: Determina a área do goleiro
– Linha dos 7 metros: Orienta a posição de um tiro de 7 metros
– Linha dos 9 metros: Usada em cobranças de faltas, permite a formação de barreiras de defesa

handebol-quadra

Duração De Um Jogo De Handebol

Tem uma duração de 60 minutos dividida em 2 tempos de 30 minutos com intervalos de 10 minutos dividindo os dois. Em caso de empate o jogo prorroga-se com dois tempos de 5 minutos.

Equipe Técnica

O jogo é supervisionado por dois árbitros, assistidos por um secretário (que é quem marca os gols e as faltas) e também por um cronometrista.

Regras de Handebol

Para ver todas as regras clique adiante.

– Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três passos. Em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante.
– Apenas é permitido que se desloque mais de 3 passos com pose e bola quando ela é quicada continuamente no chão, como acontece em um jogo de basquete.
– O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar tempo.
– É permitido a um jogador tomar a bola ao seu adversário usando apenas uma mão mantendo-a aberta. Não é permitido arrancar a bola do adversário.
– É permitido a um jogador bloquear o seu adversário com o seu próprio corpo. Caso aconteçam agressões físicas, o juiz deve marcar um lance de 7 metros, semelhante ao pênalti do futebol.
– É proibida a um jogador a permanência na área do goleiro ( guarda-redes ). Porém é permitido que ele dê um salto e lance a bola no ar.

Sanções Disciplinares

No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

Cartão Amarelo:
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.

Dois Minutos: 

Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer fora da partida durante um períiodo de dois minutos (que será controlado pelo cronometrista), e após podendo retornar ao jogo com permição da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos, esta punição é geralmente aplicada a faltas desnescessárias e a substituições incorretas.

Cartão Vermelho: (ou desqualificação) 
Ao ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e após pode completar o time com outro jogador. (O jogador que receber mais que 3 “Dois Minutos” durante a partida é automaticamente desqualificado, sofrendo todo o peocesso acima descrito)

handebol-1

Exclusão:
Este é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.

Os casos em que o jogo é reiniciado com um Tiro de Árbitro:

– Jogadores de duas equipes cometerem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra.
– A bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra.
– O jogo é interrompido sem que tenha acontecido qualquer infração e a bola não estar em poder de nenhuma equipe.
– O primeiro ou o segundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo de handebol é retomado por um tiro de árbitro executado do centro da quadra após o apito do mesmo. Sem apitar, o árbitro central lança a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo. Caso, o local fosse situado na área do goleiro ou nos 9m, o tiro é executado do local mais próximo fora da linha dos 9m. Neste tiro os jogadores, exeto um de cada equipe, devem estar pelo menos a três metros do juiz. Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado do seu próprio gol.

handebol-3

Número de Substituições

O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo. E, então, o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de dois minutos.

Como Segurar A Bola?

Empunhadora:
É o fundamento mais importante pois é a base para todos os outros fundamentos. É a forma de segurar a bola com uma só mão. A mesma deve ser segurada com as pontas dos dedos (pressionando a bola) aberta e a palma da mão ligeiramente côncava.

Como Ter Uma Boa Receção ?

Sem o dominio da mesma pode implicar a perda de uma fase de ataque, possibilidade de um ataque adversário …
Deve ser sempre realizada com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para garantir a sua eficiência.

Para uma boa receção:
– Olhos sempre na bola ;
– Ir de encontro à bola ;
– Encolher ligeiramente os braços para absorver o contato com a bola ;
– A bola deve ser imediatamente protegida de forma a que o adversário não a consiga recuperar ;

Erros Mais Comuns:
– Posição errada das mãos (palmas das mãos viradas uma para outra);
– Segurar a bola apenas com os dedos;

Passe

Tipos de Passe:

– Passe de Ombro ;
– Passe Frontal – altura média;
 – Passe Lateral na altura do lançamento;
– Lado do Braço de Lançamento;
– Lado contrário ao Braço de Lançamento;

– Passe em Pronação:
– Frontal;
– Lateral do Braço de Lançamento;
– Passo Por Trás Do Corpo;
–  Passe Por Cima do Ombro Executor;

– Passe com Duas Mãos :
– Passe de Peito Frontal;
– Passe em Suspensão;
– Passes Com Efeito;

Drible

Classificam-se em :
– De Progressão ;
– De Proteção (estando o jogador de costas ou de lado para o adversário);

Arremessos

Podem ser executados das seguintes maneiras :

– Parado  ( usado no Lance de 7 metros ) ;
– Em suspensão ;
– Com queda para a frente ;
– Com giro e queda ;
– Com rolamento ;

Mais Artigos Relacionados

Curiosidades Desconhecidas de Handebol
Tipos de Arremesso no Handebol
Handebol de Praia

Links Uteis

http://www.brasilhandebol.com.br/
http://www.eurohandball.com/

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *