xadrez

Tudo sobre Xadrez [Regras, História, …]

O xadrez é um jogo recreativo mas também um esporte, o qual é jogado num tabuleiro. Este jogo é dos mais, se não o mais popular e conhecido entre os jogos de tabuleiro pelo mundo inteiro, sendo considerado um jogo de estratégia e inteligência, sendo que um bom jogador deve já adiantar quais serão as jogadas que o seu adversário irá fazer.

História do Xadrez

A origem do xadrez é algo que é debatido e não existe propriamente um consenso sobre a sua origem ou mesmo a história do xadrez, do antigo ao atual.

Alguns dizem que versões do xadrez e do seu tabuleiro já remontam do Antigo Egito ou da China Dinástica, mas a sua origem mais apoiada é que tenha surgido na Índia, por volta do século VI, na altura teria o nome de Chaturanga.

Com o passar do tempo, acabou por chegar á Pérsia e o seu nome acabou por mudar, sendo agora chamado de Xatranje, tendo provavelmente outras regras também.

Acabou por se difundir por toda a Europa devagarinho e foram precisos cerca de 500 anos para o Xatranje começar a se parecer mais com o xadrez que conhecemos hoje.

Em 1475 começaram a ser consolidadas as atuais regras e o seu nome também acabou por mudar para xadrez mas ainda foram precisos mais algumas centenas de anos para que em toda a Europa se jogasse com as peças mais modernas e as regras também.

Em meados do século XIX começou a aparecerem torneios e competições de xadrez nascendo assim um esporte, o qual era dominado sempre pelos mesmos jogadores e tinha campeões Mundiais que mantinham o seu reinado por longos períodos, 20/30 anos por exemplo.

xadrez-3

Jogo de Xadrez

O jogo de Xadrez tem como objetivo dar o “mate” no rei do jogador adversário. Este acontece nas seguintes situações:

  • O rei não conseguir se movimentar para nenhuma casa (estão todas na linha de ataque das peças do adversário);
  • Nenhuma peça consegue se colocar á frente e proteger o Rei;
  • A peça que esta a atacar não poder ser capturada;

Se alguma destas condições se manifestar, então o terá acontecido o “mate” ou “check mate” e o jogo termina, vencendo o jogador que aplicou esse “mate”.

xadrez-1

Tabuleiro e Peças de Xadrez

O tabuleiro de xadrez é composto por quadrados de cor branca e preta (tendo 8 quadrados de comprimento em cada lado), sendo estes sempre alternados.

As peças também possuem as mesmas cores e cada cor corresponde ás peças de um jogador.

O tabuleiro deve ser posicionado de forma a ultima casa do lado direito da fileira mais próxima de cada jogador seja um quadrado branco.

O jogo de xadrez é constituído pelas seguintes peças:

  • Peão
  • Torre
  • Cavalo
  • Rainha
  • Bispo
  • Rei

As peças têm uma ordem própria para serem colocadas no tabuleiro (Siga as posições que estão representadas na imagem);

Nota: A posição do Rei e da Rainha mudam consoando o jogador, seguindo a regra:

Rei branco – casa preta
Rei preto – casa branca
Rainha branca – casa branca
Rainha preta – casa preta

Quem começa a jogar é sempre o jogador que possui as peças brancas.

xadrez-2

Movimentos/Jogadas do Xadrez

Cada peça tem a sua forma única de se movimentar no tabuleiro, o que possibilita um número muito grande de padrões e estratégias, tornando assim o xadrez um esporte de estratégia e mais interessante.

As jogadas possíveis por casa peça são:

peao-xadrezPeão
Este só pode apenas se movimentar para a frente (mais nenhuma peça tem esta regra), sendo que ele pode apenas avançar 1 casa em frente, ou 2 se nunca tiver sido mexido.Ele também é o único que se movimenta de forma diferente quando é para tomar a peça do adversário, sendo que ele só pode tomar a peça que esteja na sua diagonal para a frente.
torre-xadrezTorre
A torre tem um movimento bastante simples. Ela pode se movimentar para a frente, para trás, para a esquerda ou para a direita em linha reta pelo tabuleiro inteiro, desde que tenha o caminho sem nenhuma peça.
cavalo-xadrezCavalo
O cavalo é o que tem o movimento mais único. Ele apenas se pode mover em formato de L.Isto quer dizer que apenas pode andar duas casas para a frente e uma para o lado em cada movimento. Esta peça já pode fazer o seu movimento pulando por cima de outras peças (é a única com esta regra).
bispo-xadrezBispo
O bispo tem uma movimentação parecida com a da Torre, apenas este em vez de se mover em linha reta, move-se na diagonal, não podendo também passar por cima de nenhuma peça.
rainha-xadrezRainha
Esta é considerada a peça mais poderosa do Xadrez, isto devido á sua versatilidade de movimentos já que pode fazer os mesmos movimentos da Torre e do Bispo.
rei-xadrezRei
O Rei pode se movimentar 1 cada em todas as direções. A única restrição que este tem é não poder ir para uma casa que esteja em “check” (esteja na linha de ataque) por alguma peça do adversário.

Jogadas/Movimentos Especiais

Existem certos movimentos que podem ser feitos sob circunstâncias especiais que tornam ainda mais interessante e competitivo este jogo magnifico. As jogadas especiais que existem são:

Promoção do Peão

Quando você consegue fazer com que um dos seus peões chegue ao final do tabuleiro (na primeira linha do adversário), o peão deve ser trocado por outra peça (podendo ela ser um bispo, torre, rainha ou cavalo), sendo que normalmente é escolhida a rainha já que é a peça mais poderosa do jogo.

Roque

O consiste num movimento entre o rei e a rainha, os quais mudam de posição ao mesmo tempo, numa tentativa de defender o rei tirando-o do centro do tabuleiro e mover a torre para uma melhor posição de ataque.

Neste movimento o rei move-se em direção á torre duas casas e a torre move-se para o lado do rei passando por cima dele. Existem dois roques: o pequeno e o grande, sendo que a única diferença é a sua designação. O roque grande é quando o roque é feito com a torre mais distante do rei e o pequeno é o contrário.

Para fazer esta jogada, têm de se cumprir certas condições:

  • O rei não pode ter se movimentado;
  • A torre não pode ter sido movida;
  • O caminho entre a torre e o rei deve estar limpo;
  • O rei não pode ficar em uma posição que fique na linha de ataque do inimigo;

Ao passar / en passant

Esta é uma forma especial do peão se movimentar, podendo tomar o peão adversário que passou ao lado dele, quando este se encontrar na 5ª fila contando do seu campo. Observe as imagens para perceber melhor a jogada.

Para esta jogada também existem condições especiais, sendo elas:

  • O seu peão deve estar na 5ª fila
  • O peão do adversário ter avançado duas casas e assim ter ficado ao lado do seu;
  • O lance deve ser feito imediatamente ao movimento do seu adversário;

Regras de Xadrez

O xadrez também possui algumas regras. Vamos só evidenciar as regras principais que normalmente são abordadas.

– Quando um jogador levanta uma peça, este pode coloca-la em qualquer lugar que seja válido para a movimentação dessa peça. Após pousar a peça não pode a retirar, apenas se tiver feito um movimento invalido.

– Quando for promover um peão, o jogador pode tocar numa peça que esteja no exterior do tabuleiro e trocar pelo seu peão, estando assim terminada a jogada;

– Durante o roque o jogador deve primeiro pegar no Rei e depois na Torre fazendo assim a sua troca de posições. Se tocar nos dois ao mesmo tempo também o pode fazer. Se este levanta o Rei com intenção de fazer o Roque mas este é impossível, então deve movimentar o Rei para uma casa válida.

– Os jogadores não devem falar durante o jogo, fazendo-o apenas quando for pedir um empate ou avisar o árbitro de alguma infração. Nos jogos entre amadores é comum anunciar o “check” mas entre profissionais o mesmo não deve ser anunciado.

Links Úteis

http://www.cbx.org.br/

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

4 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *