Aprendendo Como Surfar [Guia Completo]

O surf é um exporte no qual o objetivo é deslizar numa onda usando uma prancha para isso e assim desfrutar da liberdade do mar. Muitos são os que praticam nos dias de hoje, mas nem sempre foi assim. Antes de aprender como surfar vamos saber um pouco mais da história do surf.

História do Surf

A origem do surf não é totalmente certa. Existem 2 povos a reclamar a sua origem e que foram os primeiros a deslizar por cima das ondas, sendo eles os peruanos e os polinésios.

Uma certeza que se tem é que foram os polinésios a levar o Surf para o Havai que foi o sitio que impulsionou esta atividade a outro nível.

Mas esta atividade ainda não era um esporte e apenas era praticada quase só pelos locais, os quais faziam as suas próprias pranchas de madeira, acreditando que ao fazê-las iam transmitir para a prancha todas as suas energias positivas e quando estivessem no mar expulsavam toda a energia negativa.

O que fez com que o surf começasse a ganhar popularidade e eventualmente se tornasse o que é hoje foi o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, em 1912, depois de ser campeão de Natação nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna dizendo “que apenas treinava a remar e a subir para uma prancha de madeira”.

E com ele a ir a várias partes do mundo divulgar o esporte, ele começou a crescer até que em 1970 muitos jovens começaram a praticar surf e desenvolver cada vez mais o esporte.

surf

Aprendendo como Surfar

Quer aprender a como surfar e ainda não sabe por onde começar? Se esse é o seu dilema então veja as dicas que lhe vamos passar agora.

Instrutor

A primeira coisa que deve fazer é procurar um instrutor ou escola de surf que fique perto de si (provavelmente sempre existe alguma se você viver perto do litoral). Ele vai lhe ensinar quase tudo o que tem de saber e ajudar a corrigir aquilo que você vai fazendo de errado.

Leia Mais >  Tudo Sobre Esgrima [História, Regras, ...]

surf-instrutor

Prancha

A prancha que deve usar no inicio não são aquelas que você mais vê provavelmente. A prancha mais indicada para quem esta a aprender a surfar são as longboards ou funboards, já que estas são mais longas e largas e oferecem uma maior estabilidade em cima da prancha. Se possível, tente encontrar um sitio que alugue pranchas e assim poupa algum dinheiro no inicio.

surf-longboard

Na areia…

Quase todos os instrutores começam por ensinar na areia e fazem bem. Aqui você deve treinar a sua postura em cima da prancha e mais importante, a forma de como se levantar na prancha e depois de apoiar corretamente.

Você deve perceber que é mais fácil ir aprendendo isto na areia e fazer inúmeras vezes do que no mar e cair sempre e demorar uma eternidade até tentar de novo.

surf-areia

Parafina

Uma das coisas mais básicas e mais simples é o uso da parafina na prancha. Ao aplicar parafina na prancha, sempre em círculos, você vai aumentar muito a sua aderência e assim facilitar ficar em cima da prancha e não a cair de imediato.

surf-parafina

Remar

Já na água, algo que é fundamental para você se movimentar na água e conseguir apanhar as ondas que quer é remar. Deve dar braças longas e fortes, fazendo a mão entrar na água esticada e quando sair ela vir quase em forma de concha (empurrando assim a água para trás).

Se o fizer corretamente, então meio caminho já estará feito.

Man surfing

Escolher a onda

Você deve sempre escolher a onda correta (normalmente aquela que vai ficar maior e que traz maior volume de água). Claro que isto nem sempre é fácil, mas com a experiência e um pouco de instinto você vai começar a perceber melhor.

Também deve ter atenção se esta maré baixa ou alta. Se for uma zona de recifes e a maré estiver baixa então lembre-se que o nível da água vai estar igualmente baixo. Se estiver alta, provavelmente as ondas iram rebentar na areia.

surf-onda-3

Equilíbrio e Concentração

Como já deve imaginar, surf é uma questão de equilíbrio. Deve fazer uma impulsão com os seus braços na zona do peito e apoiar firmemente as pernas sem usar os cotovelos. A perna que for mais confortável para si deve ficar á frente e ao centro da prancha como se ela fosse dividida por uma linha em todo o seu comprimento.

Leia Mais >  10 Curiosidades de Handebol Desconhecidas

Para se manter equilibrado deve flexionar as pernas, baixar o quadril e usar os braços para se guiar, baixando assim o seu centro de gravidade. Quando quiser virar deve inclinar ligeiramente o seu ombro nessa direção e esticar o braço da frente nessa direção também.

O que não pode se esquecer é manter o foco e assim evitar alguma complicação por distração.

surf-idade

Cair

Mesmo que seja o melhor do mundo, sempre vai ter de cair eventualmente… Por essa razão não desespere se no inicio quando estiver a aprender como surfar você cair muitas vezes. Lembre-se de evitar cair de cabeça e não use a prancha como escudo. Ela esta presa a si pelo leach e isso pode fazer com que ela bata em você.

surf-cair

Proteção e Equipamentos

Já definimos qual é a prancha que você deve usar, agora falta a roupa. Deve usar um fato de borracha, como você já deve ter visto muitos surfistas com eles. Estes fatos servem essencialmente para o proteger das temperaturas geladas da água e assim o ajudarem a estar mais tempo na água. Também ajudam a evitar as queimaduras que tem ao estar com o peito na prancha e alguns arranhões que podem acontecer.

Um aviso: Não é por estar vestido que não vai se escaldar. Deve sempre usar protetor solar em todo o corpo para se proteger dos raios do Sol. Quem pratica regularmente surf tem uma maior taxa de aparecimento de cancro da pele, por isso é que deve cuidar muito bem da sua.

surf-onda

Conclusão

Se seguir estas dicas, junto com o que o seu instrutor, se conseguir arranjar, lhe der então você vai estar preparado para começar a aprender como surfar e apanhar umas ondas.

Links Úteis

http://www.surfguru.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *