Tudo Sobre Badminton [Regras, História, …]

O Badminton é um desporto que não é assim tão popular na maioria do mundo, apesar de haver muitas pessoas que o conhecem, especialmente por ser jogado com uma pena (chamado de volante), mas consideram uma variante do ténis e não um desporto ou não sabe que se chama Badminton.

História do Badminton

O Badminton que conhecemos hoje foi desenvolvido em meados do século XIX pelos britânicos, mas o ato de jogar com uma raquete e uma pena já existe á centenas de anos, especialmente na Europa e na Ásia.

Muitos associam sendo uma evolução do jogo “battledore” e “peteca”.

Um conjunto de países (Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Dinamarca, França. Irlanda, Holanda e Nova Zelândia) juntaram-se e criaram a Federação Internacional de Badminton, tornando assim este deporto mais forte e mais regulamentado, o que ajudou a sua expansão.

Atualmente o Badminton é uma modalidade Olímpica já com uma grande notoriedade, a qual é normalmente dominada por países asiáticos, como a China, índia, Indonésia, Malásia ou Coreia do Sul, sendo que atualmente a China tem se destacado dessas e dominado, tanto nos masculinos, como nos femininos.

badminton-jogo-2

Jogo de Badminton

O jogo de badminton que tanto pode ser jogado individualmente como em duplas, é composto por 3 jogos, sendo uma partida á melhor de três (quem vencer primeiro dois jogos ganha). O objetivo é chegar aos 21 pontos primeiro que o adversário no jogo, tendo que haver uma diferença de 2 pontos entre eles para acabar o jogo. Se o jogo chegar aos 29×29, então quem marcar primeiro o ponto 30 ganha.

O jogo começa com o árbitro a fazer a moeda ao ar para dar a escolher entre campo ou serviço ao vencedor.

badminton-drive

Serviço

O serviço deve ser feito na área de serviço (ver abaixo na imagem quadra de Badminton), e se o seu número de pontos for par, tem de fazer o lado direito, se for ímpar, tem de fazer do lado esquerdo.

Leia Mais >  No Tênis de Mesa o Saque tem que ser Cruzado?

O serviço tem que ser sempre feito na diagonal (se você serve na área de serviço direita, tem que mandar para a área direita do seu adversário), sendo que se cair fora dessa área, o seu adversário ganha o ponto.

Normalmente os serviços são alternados entre dois tipos: longo e curto.

Serviço curto

Posicionar o seu pé esquerdo à frente (se você for destro), e no movimento de balançar a raquete, fazer rápido e abrandar apenas quando estiver quase a servir para confundir o adversário.

Serviço longo

Fazer o mesmo que no curto em posicionamento, e no movimento da raquete deve fazer um lançamento forte e rápido como um chicote e sendo alto e largo para o fundo do campo adversário, tendo atenção para que ele não caia fora.

badminton-servico

Quadra de Badminton

A quadra de badminton varia em dimensões consoante o número de jogadores (individual ou pares), medindo 13,4 metros em comprimento e 5,18 metros em largura se for singulares, e 6,10 metros se for em duplas.

O campo é dividido em dois por uma rede, sendo ela feita com uma corda fina e tendo uma lona branca de 7,5 centímetros de largura na parte superior em todo o seu comprimento, medindo 76 centímetros e estando a cerca de 1,55 metros do solo.

As linhas exteriores nos lados marcam a largura do campo de pares e as interiores marcam para individuais. No fundo do campo tem uma linha um pouco mais curta, esta marca o limite do campo de pares quando é feito o serviço (após a equipa adversário devolver o seu serviço, o campo volta a ter o comprimento normal).

Você também pode ver na imagem abaixo, que a 1,98m da rede esta uma linha que demarca o inicio da zona de serviço. Essa área de serviço corresponde à área que você tem para fazer o serviço, e na qual deve cair o serviço (se você fizer um serviço curto e o volante cair na zona antes da área de serviço você perde a jogada e o adversário ganha um ponto).

quadra-de-badminton

Equipamentos

Pena/Volante/Peteca de Badminton

Esta deve ser feita de penas de ganso, 16 delas (se não for oficial ou em escalões mais novos pode encontrar também em plástico, que duram muito mais), pesando entre 4,7 a 5,5 gramas.

Leia Mais >  Aprendendo Como Surfar [Guia Completo]

A sua base é feita de cortiça ou poliuretano e tem no centro um chumbo para manter a sua direção. Como são leves e frágeis, especialmente as feita de penas, num jogo oficial chegam a ser usadas entre 7 a 10 petecas e podem chegar a velocidades perto ou até acima dos 300 km/hora.

Raquete de Badminton

A raquete de badminton normalmente é feita de materiais resistentes mas leves como fibra de carbono ou titânio, pensando cerca de 100 gramas. A sua medida máxima é de 68 centímetros de comprimento e é constituída por cordas entrelaçadas na vertical e na horizontal. Estas raquetes de badminton podem suportar desde 7 a 11 quilos de força.

badminton-raquete

Juízes

O jogo de badminton tem cerca de 12 juízes (é verdade, um campo tão pequeno e tanta gente a ver), sendo eles separados por funções:

Árbitro Geral: Este é auxiliado pelos restantes juízes e é o que tem a palavra final quanto a decisões relativas ao cumprimento das regras durante o jogo.

Juiz de Linha: Num jogo estão presentes 10 juízes de linha, sendo eles responsáveis por ver se a peteca cai fora do limite do campo e também avisar o árbitro geral de alguma infração nas regras.

Juiz de Serviço: O juiz de serviço tem como única finalidade observar o momento do serviço para ver se é executado corretamente e se são cumpridas todas as regras por ambos os jogadores.

badminton-jogada

Regras do Badminton

As regras do badminton são simples e não existem assim tantas. Vamos agora referir algumas que são mais comuns.

Serviço: O serviço deve sempre ser feito na diagonal, e se não for feito desse jeito, o adversário ganha o ponto.

Tocar na Rede: Se você toca na rede quando estiver a jogar e o toque for substancial com o corpo ou raquete, é considerado falta e o adversário ganha o ponto.

Servir do lado errado: Como já foi dito, o lado do serviço depende do seu número de pontos. Se o fizer do lado errado, é automaticamente falta e ponto para o adversário, caso ele não dê sequência à jogada.

Leia Mais >  Tecnicas e Golpes de Judo - Básico ao Avançado

Mais Artigos Relacionados

7 Curiosidades de Badminton

Links Uteis

http://www.badminton.org.br/

20 Comments
  1. douglas
    5 outubro, 2016

    muito bom me ajudou bastante na pesquisa que eu estou fazendo

    Responder
    1. caio
      14 junho, 2018

      quando os pontos são pares o saque é da direita ou esquerda

      Responder
  2. IVONETE
    6 outubro, 2016

    EXCELENTE ESTE DOCUMENTO,PARABÉNS.

    Responder
  3. thi reis
    19 outubro, 2016

    muito bom eu fiz meu trabalho de ed.fisica a qui

    Responder
    1. Lola
      1 maio, 2018

      Yo también!!!

      Responder
    2. vinicius
      23 maio, 2018

      eu tambem

      Responder
    3. vinicius
      23 maio, 2018

      eu tambem thi reis

      Responder
  4. lopez
    11 novembro, 2016

    Gente no jogo de dupla tem que saca cruzado também?

    Responder
    1. SportsRegras
      11 novembro, 2016

      Sim, tem sempre que sacar cruzado.

      Responder
  5. VFV
    22 novembro, 2016

    QUAL O PAISES ONDE BADMINTO E MAIS JOGADO?????

    Responder
  6. Célia Paula
    11 junho, 2017

    Olá
    Em casos de faltas, o oponente ganha um ponto ou somente ganha a vez do serviço?

    Responder
    1. Marco
      10 abril, 2018

      Ganha ponto e a vez de serviço.

      Responder
  7. Paco
    23 março, 2018

    Van dos y se cas el badminton 😂😂
    La verdad es que no ea muy buena web, chinge su madre weon

    Responder
  8. GuiGMz
    28 março, 2018

    Muito bom!!!
    Obrigado, agora posso ter chance de ganhar uma boa nota na VA(teste) de Educação Física!
    Se este site tivesse a opção de dar a avaliação em estrelas eu daria 5 estrelas!

    Responder
  9. Ellen samara ♡
    28 março, 2018

    Muito bom tem tudo sobre o badminton

    Responder
  10. henrique claudiano
    22 abril, 2018

    excelente texto, bastante explicativo!!!

    Responder
  11. Seylyn
    1 maio, 2018

    Excelente información

    Responder
  12. Euler Chacon
    18 maio, 2018

    Excelente esta explicação sobre esse jogo dinâmico.

    Responder
  13. Eurico T. M. Dique
    1 junho, 2018

    Exposição e Explanação precisa

    Responder
  14. Gabriellind
    10 julho, 2018

    El amo muicho muicho bedininto

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *