Tudo Sobre Ciclismo Paralímpico [História, Regras, …]

O ciclismo paralímpico é uma modalidade que tem atraído cada vez mais publico, isto por ser uma variante do ciclismo que é bastante popular, mas este sendo para pessoas com certas deficiências motoras.

História do Ciclismo Paralímpico

Este esporte começou apenas para os ciclistas invisuais que utilizavam uma tandem bike para ter um guia com eles a indicar-lhes o caminho, isto na década de 1980.

Mas rapidamente começaram a surgir diferentes categorias consoante o nível de deficiência dos praticantes e também seguindo duas rotas: ciclismo de estrada e ciclismo de pista.

Atualmente existem várias destas categorias e variações a figurar nos Jogos Paraolímpicos.

ciclismo-paralimpico-handbike-2

Variantes do Ciclismo Paralímpico

Como já dissemos, esta modalidade foi evoluindo e surgiram diversas variantes, sendo que a principal razão para isso foi para se acomodar aos diferentes níveis de deficiência motora dos atletas.

Essas deficiências são classificadas da seguinte forma:

  • LC – Locomotor Cycling (atletas com dificuldades de locomoção)
  • LC1: Atletas com pequeno prejuízo, geralmente nos membros superiores;
  • LC2: Atletas com prejuízo físico em uma das pernas, sendo permitido o uso de prótese;
  • LC3: Atletas que pedalam com apenas uma perna e não usam próteses;
  • LC4: Atletas com maior grau de deficiência, geralmente com amputação em um membro.
  • Tandem: ciclistas com deficiência visual
  • Handbike: atletas paraplégicos

Vamos agora explorar um pouco mais quais são as diferentes variantes e o que as carateriza e as torna únicas

ciclismo-paralimpico-pista

Competições de Estrada

Tandem Sprint

Esta foi a primeira variante a aparecer, sendo ela a origem do ciclismo paralímpico. Tem como objetivo fazer um percurso de estrada no mínimo de tempo possível e é para ciclistas invisuais, os quais utilizam um guia para os orientar.

ciclismo-paralimpico-tandem

Tricycling

A caraterística principal é o uso de um triciclo, o qual foi concebido para ajudar o ciclista que têm algum tipo de deficiência ao nível das pernas. É corrido na estrada e tem o mesmo objetivo que o Tandem Sprint.

Leia Mais >  Tudo sobre Beisebol [Regras, Historia, ...]

ciclismo-paralimpico-triciclo

Handbike

Você já deve ter visto uma destas, nem que seja na TV. Esta variante esta se a espalhar e a popularizar imenso e é usado uma handbike, a qual foi feita para ser impulsionada usando as mãos, isto para paraplégicos (sem movimento nas pernas).

ciclismo-paralimpico-handbike

Competições de Pista

Sprint

Aqui consiste numa disputa entre dois ciclistas e é o vencedor o que fizer primeiro o circuito estabelecido. Em vez de ir sempre a velocidade máxima, aqui os ciclistas estudam-se um bocado e escolhem a melhor altura para atacar, já que o ciclista que fica atrás consegue se poupar um pouco porque vai no vácuo do da frente.

ciclismo-paralimpico-pidta-2

Contrarrelógio

Como no ciclismo comum, aqui cada ciclista começa a partida sozinho com um intervalo um do outro. No final o que completou o circuito mais rápido ganha a competição. Os homens correm 1km e as mulheres 500 metros.

ciclismo-paralimpico-pista

Perseguição

Aqui os ciclistas vão se eliminando por rondas. Cada prova é composta por dois ciclistas que começam a correr em partes opostas da pista e o objetivo é alcançarem o ciclista adversário.

A prova é de 4km para os homens e 3km para as raparigas. Se nenhum deles se conseguir alcançar, ganha o ciclista com tempo menor.

2 Comments
  1. Claudio
    27 setembro, 2016

    Olá boa tarde, possuo uma deficiência na mão esquerda devido a perda de dois dedos em um acidente. Gostaria de saber se me encaixo em uma modalidade de ciclismo paralímpico . Obrigado.

    Responder
  2. edson
    3 maio, 2017

    quando foi reconhecido o esporte de handbike ?
    qual pais foi fundado este esporte ( Handbike )

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *