Diferenças entre Rugby e Futebol Americano

Apesar de muitas pessoas que estão por fora do Rugby e do Futebol Americano dizerem que não existe diferenças, isso não é verdade, nem perto disso…

Para aquelas pessoas mais sensíveis ou conservadoras (normalmente são mais até do sexo feminino), elas acabam por não conseguir ver para lá da suposta violência.

É mesmo para elas, e também para os curiosos claro, que fizemos este artigo.

Veja já quais são as diferenças entre estes dois esportes (ou desportos em português PT).

Origem

O Rugby terá tido origem por volta dos anos 1830, sendo que só em 1863 foi realmente constituída uma associação que juntou 21 equipas.

O Futebol Americano por sua vez foi criado como uma adaptação do Rugby no ano 1867, num jogo entre universidades, mas demorou décadas até que as regras fossem semelhantes ao que são hoje.

rugby-origem

Proteções

As proteções usadas no Rugby são flexíveis e feitas de espuma, podendo sem elas um scrum cap, ombreira e proteção bocal.

Já no Futebol Americano, as proteções são mais obrigatórias e rígidas, sendo feitas de plástico e alumínio, tais como o capacete, shoulder pads, hip pads, …

Passes

No Rugby, os passes só podem ser feitos para trás ou na lateral. Se a bola for entregue em mão a um companheiro de equipa, não é considerado passe.

Se o jogador deixar a bola cair não acontece nada, mas se a bola for para a frente, é considerada infração (knock on).

Enquanto no Futebol Americano podem ser feitos passes para a frente, desde que quem esteja a lançar a bola esteja atrás da linha de scrimmage, isto além de serem permitidos passes para trás e laterais.

passe-rugby

Bloqueios

Os bloqueios usados no Rugby são só permitidos no jogador que tem a posse de bola. Se outros jogadores forem derrubados ou impedidos de alguma forma, será marcada uma infração.

Leia Mais >  Karaté Shotokan [História, Katas, ...]

No Futebol Americano só o jogador com a bola pode ser derrubado, mas os outros jogadores também podem ser bloqueados, desde que não seja com nenhum tackle.

Popularidade e Dimensão

O Rugby é bastante popular em diversos lugares do mundo, tendo ligas bastante competitivas como a Inglesa, Australiana, Neo Zelandesa… O Campeonato do Mundo de Rugby é o 3º evento mais visto do Mundo.

Já o Futebol Americano é quase apenas praticado nos Estados Unidos e no Canadá, apesar de ter muitos fãs por todo o mundo.

estadio-rugby

Equipe

A formação de uma equipa de Rugby é constituída por 15 jogadores, sendo utilizados tanto para ataque como para defesa.

No Futebol Americano as equipas têm 11 jogadores para defesa e 11 jogadores para ataque, alternando cada vez que a posse de bola também muda.

As equipas têm os jogadores titulares, mais os reservas, mais os especialistas, chegando algumas equipas da NFL a ter 60 jogadores.

Tempo de Jogo

No Rugby, a partida é dividida por duas partes de 40 minutos cada e o tempo numa é parado á exceção de quando um jogador fica ferido.

Enquanto no Futebol Americano as partidas possuem 4 partes de 15 minutos cada e o tempo para cada vez que uma jogada para também.

Bola

Apesar de semelhantes por terem uma forma oval, as bolas também são diferentes.

A bola de Rugby possui é relativamente maior e mais pesada que uma bola de Futebol Americano, pesando entre 410 e 460 gramas, enquanto a de Futebol Americano pesa cerca de 200 gramas.

bola-futebol-americano

Chute na Bola

O Rugby utiliza o chute na bola como passe (sendo a única forma de poder passar para a frente) mas no momento do chute o jogador que receber a bola tem de estar atrás da linha da bola.

Já no Futebol Americano, o chute é apenas usado para aliviar a bola quando a equipa alcança a 4ª tentativa ou down. Este chute é chamado de punt.

Campo

As medidas de ambos campos são diferentes, sendo que no Rugby o campo mede 150×90 metros enquanto no Futebol Americano mede aproximadamente 110×49 metros.

Leia Mais >  Como Fazer uma Mesa de Ping Pong

Essas não são as únicas diferenças. As zonas e marcações no campo são bastante distintas e ambas têm postes, apesar de terem formas diferentes e tamanhos.

Os de Rugby tem a forma de “H”, e o travessão que liga os postes esta a 3 metros de altura.

Já os de Futebol Americano parecem um “Y” só que os postes do topo são paralelos. Este tem o travessão a 3,048m do chão.

trave-rugby

Pontuação

Não entrando em detalhe em como as pontuações são marcadas, vamos ver quais são de cada um dos esportes e quantos pontos valem.

Rugby

  • Try (5 pontos);
  • Conversion (2 pontos);
  • Drop Kick (3 pontos);
  • Penalty Kick (3 pontos);

Futebol Americano

  • Touchdown (6 pontos);
  • Extra-Point (1 ou 2 pontos);
  • Drop Kick (3 pontos);
  • Field Goal (3 pontos);
  • Safety (2 pontos para o adversário);

E estas foram as diferenças entre rugby e futebol americano.

Sabias de elas todas? (E olha que existem mais) …

Responde a esta pergunta nos comentários e não deixes de dizer também o que achaste do artigo.

3 Comments
  1. geraldo
    25 novembro, 2016

    Na verdade o “futebol americano” é simplesmente o rugbi modificado em algumas regras, porque de futebol não tem nada mesmo.

    Responder
  2. Aline
    21 agosto, 2017

    Me ajudou muito no meu trabalho de Educação Física, gostei bastante, é muito claro em suas palavras, 10/10

    Responder
  3. ????
    24 novembro, 2017

    Olá, conteúdo da matéria muito bom! Exeto por um pequeno erro machista, por duvidar da capacidade “do sexo feminino” de ver as diferenças desses dois grandes esportes, acredito que independente de nossos sexos, se estamos nesse site é para buscar esta informação. Obrigada pela atenção!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *