Tudo Sobre Esgrima [História, Regras, …]

A esgrima é uma das atividades mais antigas do Mundo que ainda se praticam, sendo ela baseada na luta entre 2 adversários com uma espada, o qual mudou muito ao longo do tempo como já iremos ver.

História da Esgrima

Desde muito cedo, talvez dos egípcios ou da Antiga Grécia a esgrima já existiria, havendo gravuras que comprovam isso ilustrando lutas com espadas entre homens.

A esgrima agora é um esporte mas antigamente era muito mais que isso. Era uma forma de combate, não era algo com regras, tinha o simples objetivo de sobreviver.

Com o passar do tempo as próprias espadas foram também mudando e acabaram por surgir variadíssimos tipos de espadas.

Desde a Idade Média, mais ou menos a partir do início do século XV, que começaram a surgir escolas que ensinavam várias técnicas e estilos aos soldados para que eles ficassem cada vez mais hábeis com a espada por toda a Europa, sendo as principais forças a Alemanha, França e Itália.

O esporte foi surgindo com o passar do tempo e também devido ao abandono das espadas com o aparecimento das armas de fogo, e em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, a esgrima foi um dos desportos que estava presente.

Desde então a esgrima tem vindo a ser uma modalidade Olímpica com as diversas variantes (Florete, Espada e Sabre) sendo adicionadas ao longo do tempo assim como a participação das mulheres nas Olimpíadas.

esgrima-olimpico

Armas/Espadas da Esgrima

As armas na esgrima podem variar entre três versões, cada uma com caraterísticas diferentes e também com diferentes regras na competição em si. Vamos ver agora quais são e as diferenças entre elas.

Florete

Este é a arma mais comum para os praticantes de esgrima, sendo esta a arma pela qual os iniciantes aprendem esgrima. É uma arma versátil devido á sua flexibilidade e por ser bastante leve (mais que a Espada). Mede cerca de 90 centímetros com a lâmina, possuindo ainda o copo (a parte que protege a mão da lâmina) e a pega.

Leia Mais >  Tudo Sobre Ciclismo Paralímpico [História, Regras, ...]

Tradicionalmente esta arma era a única arma usada pelas mulheres nas competições, sendo que essa realidade mudou com o passar dos anos.

A única zona válida para o toque é o torço do oponente.

florete-esgrima

Espada

A espada ao contrário do Florete e do Sabre, é uma arma mais rígida e isso traz vantagem a jogadores mais altos e tira aquela vantagem que os mais versáteis têm nas outras categorias,

Este fato esta comprovado, fazendo uso da sua altura para ter um maior alcance. Com a Espada, todo o corpo é valido para o ataque, então a posição deve ser mais direita e não muito flexionada porque assim o joelho fica muito á frente e isso seria um ponto fraco visível do jogador.

espada-esgrima

Sabre

Esta arma é a mais flexível de todas, ao ponto de quase parecer um chicote quando agitada com força e isso faz com que mesmo bloqueando a lâmina possa dobrar na sua arma e tocar-lhe na mesma.

Os combates com o Sabre são bastante rápidos e por isso é preciso bastante destreza e capacidade física. Não só por isso mas também porque ao contrário das outras que apenas conta o toque com a ponta, esta pode tocar com qualquer parte da lâmina.

A zona de toque válido é o torso e os braços.

sabre-esgrima

Pista de Esgrima

A pista de esgrima tem como medidas 14 metros de comprimento e varia entre 1,5 e 2 metros de largura. Essa mesma pista é dividida em várias zonas como vai poder ver na imagem abaixo.

Possui uma linha a meio dividindo a pista em dois, 7 metros para cada lado.

Depois tem duas linhas de guarda, cada uma delas a 2 metros da linha central.

Nas extremidades da pista, numa zona de 2 metros de comprimento esta uma zona chamada de Signalis, sendo esta normalmente de outra cor e serve de aviso aos esgrimistas que eles estão quase a sair da zona válida da pista.

E por fim, depois da zona Signalis há a área de Recuo Final, tendo ela entre 1,5 a 2 metros e é feita de metal condutivo.

Leia Mais >  Como Fazer uma Mesa de Ping Pong

pista-esgrima

Árbitro

Este é o responsável por ver se todas jogadas são válidas e controlar todo o combate, tendo como funções principais:

  • Conhecer as regras básicas de acordo com o Regulamento da FIE nas 3 armas.
  • Chamar os esgrimistas em pista.
  • Dirigir o match.
  • Verificar o material, as vestimentas, a segurança e as marcas de controle.
  • Supervisionar seus assistentes.
  • Manter a ordem.
  • Sancionar as faltas.
  • Outorgar os toques.

esgrima

Combate de Esgrima Moderno

Atualmente é usado um sistema elétrico para facilitar a função do árbitro assinalando quando existe algum toque por parte de algum dos esgrimistas (principalmente no florete e no sabre), funcionando tudo através de corrente elétrica.

Existe um Aparelho Eletrónico que se situa entre o árbitro e a pista e que assinala o tempo do match, a pontuação e quando existe um toque, acendendo luzes de cores diferentes, assinalando assim qual foi o esgrimista que efetuou o toque.

Este sistema funciona porque existem umas enroladeiras, parecidas com um carretel, no final de cada extremidade da pista, que esta a esticar os fios que ficam presos ao esgrimista e que fazem a transmissão da corrente elétrica.

Como cada arma tem zonas de contato valido diferentes, a própria roupa também varia um pouco, usando diferentes tipos de malhas elétricas, caso a zona válida inclua as pernas ou os braços.

esgrima-match

Equipamentos de Esgrima

A esgrima possui vários equipamentos para que seja possível ser praticada e muitos deles especiais por causa do sistema elétrico. Vamos ver todos os equipamentos necessários para tal.

Uniforme

Este é feito de um tecido resistente e reforçado nas axilas para que protega o esgrimistas de toques mais violentos e evitando assim qualquer tipo de ferida. Pode ser de várias cores e ter o nome do esgrimista nas costas junto com a abreviação do país.

esgrima-roupa

Máscara

Esta é feita de fios de aço entrelaçado com o intuito de proteger o rosto e cabeça do esgrimista. Também possui uma parte almofadada, chamada de Babador, que protege a zona do pescoço de algum toque.

capacete-esgrima

Luvas

A luva também é almofadada e deve ir até pelo menos metade do antebraço. Só se usa uma luva na mão que empunha a arma, sendo por ela que o fio que liga a arma à enroladeira passa de forma a assinalar quando existe algum toque.

Leia Mais >  Fundamentos do Voleibol [História, Regras, ...]

luvas-esgrima

Ténis

Os ténis devem ser leves e que tenham uma sola que tenha boa aderência e permita paragens e mudanças de direção rápidas.

tenis-esgrima

Meias

Até as meias têm regras… Elas devem ser compridas ao ponto de ficarem por cima do joelho.

Regras Básicas de Esgrima

Vamos agora listar algumas das regras básicas de esgrima:

– Antes de colocarem as máscaras, os esgrimistas devem se cumprimentar usando as espadas e depois cumprimentar o árbitro e os auxiliares. Após isso já podem colocar as máscaras.

– No Florete e na Espada, apenas o toque com a ponta da arma é valido, mas quando é usado o Sabre, toda a lâmina pode ser usada para alcançar um toque válido.

– Se um esgrimistas perder a arma durante o confronto, se for quem esta a atacar que a perder, então o outro pode efetuar um toque (tendo também algum cuidado) e ele será válido. Se quem perder a arma for quem esta a defender, então por uma questão de ética, o combate é pausado e só é retomado quando os dois esgrimistas estiverem de novo em posição para combater.

– No caso de um esgrimista fugir do adversário pela lateral da pista, ele é obrigado a recuar um metro e o combate retoma-se. Se ele fugir pelo fundo da pista, então é dado o ponto ao adversário.

Links Úteis

www.brasilesgrima.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *