Guia Completo de Futebol Americano

O Futebol Americano, como o nome já indica é um desporto que foi criado nos Estados Unidos da América, começando ele por ser uma variante de rugby e futebol (ou soccer) e com o passar do tempo, as regras do futebol americano foram se alterando até ás dos dias de hoje.

É considerado um jogo bastante violento e bruto, e por isso algumas pessoas mais sucetiveis ficam abaladas, mas se formos comparar com outros desportos, como por exemplo o rugby, que apesar de ter várias regulamentações sobre como um jogador pode investir no outro, eles não utilizam quase proteção nenhuma, sendo um jogo bem mais fisico e os jogadores profissionais sempre têm um pergaminho de lesões…

História do Futebol Americano

Como já dissemos, este desporto surgiu da adaptação do rugby e do futebol, que teve o seu inicio quando as universidades de Harvard e McGill decidiram fazer uma série de 3 jogos entre elas, em 1867, e enquanto a equipa de Harvard jogavam o jogo de Boston (o qual era semelhante ao futebol) e a equipa de McGill jogava rugby.

Como nessa altura não existiam regras super regulamentadas e de lugar para lugar havia sempre diferenças entre elas e ao longo do tempo os jogos entre as universidades foram sofrendo mudanças nas suas regras até que se foram distanciando cada vez mais do rugby, surgindo assim o Futebol Americano.

Hoje em dia, este desporto conseguiu até já ultrapassar o Baseball em termos de popularidade nos Estados Unidos, sendo a final do campeonato da NFL, chamada de Super Bowl, um dos maiores, se não o maior evento desportivo do ano naquele país.

futebol-americano-scrum

Jogo de Futebol Americano

O jogo de futebol Americano consiste na disputa de pontos, por parte de duas equipas, cada uma com 11 jogadores em campo, sendo este um desporto bastante estratégico e com variadíssimas jogadas que tornam o jogo mais complexo e impressionante.

O jogo é dividido por quatro períodos de 15 minutos cada, fazendo um total de 60 minutos, mas o cronómetro é parada em muitas situações, tais como faltas, quando a bola sai pela linha lateral, alguma equipa pontua ou quando num passe ninguém agarra a bola antes de ela tocar no chão.

A partida inicia com um kick off (pontapé que ocorre a 35 jardas que uma equipa faz para o campo da outra equipa, sendo chutada pelo kicker), acontecendo no inicio de cada tempo e quando alguma das equipas marca algum ponto.

Leia Mais >  Tudo sobre Futebol de Praia [Historia, Regras, ...]

Também é permitido aos técnicos de cada equipa pedirem time-out, como se faz em outros desportos, que consiste numa pequena pausa para o técnico comunicar com a sua equipa ou quebrar o ritmo da outra equipa. Cada equipa tem direito a 3 time-outs por metade.

futebol-americano-jogada

Quadra/Campo do Futebol Americano

O campo de Futebol Americano tem de comprimento 120 jardas (aproximadamente 109 metros) e 53,3 jardas de largura (quase 49 metros), sendo que o campo é dividido por linhas de 10 em 10 jardas ao longo do seu comprimento. Para lá da linha de fundo de cada um dos lados encontra-se a Endzone, que é o lugar onde os jogadores marcam os Touchdowns, geralmente sendo de outra cor para ser fácil de identificar pelos jogadores no meio do jogo.

campo-futebol-americano

Jogadas e Como Jogar Futebol Americano

Ao contrário da grande maioria dos desportos coletivos, em que o jogo é dinâmico de forma a que as duas equipas atacam e defendem ao mesmo tempo, isto já não acontece no futebol Americano.

Enquanto uma equipa esta a atacar, a outra esta a defender. Quando muda, normalmente o alinhamento das equipas também muda.

Cada equipa tem 4 tentativas (ou downs) para avançar 10 jardas. Caso não o consiga fazer, a equipa que estava a defender passa a atacar e vice-versa.

Normalmente quando já estão na 4ª tentativa a equipa faz um punt, que é um chute, mandando a bola para o mais longe possível do seu campo para não arriscar perder a posse de bola (e do ataque) muito perto do seu lado.

futebol-americano

Pontuação no Futebol Americano

De forma resumida, existem duas formas de marcar pontos. A primeira e que se traduz em mais pontos, é o famoso touchdown, que consiste em levar a bola até ao fim do campo de lado adversário, até a Endzone, as quais ficam nas ultimas 10 jardas de cada extremidade (se considerarmos o campo com 120 jardas). A partir do momento em que o jogar entra nessa zona com a bola a equipa marca 6 pontos.

Após isso, a equipa que marcou tem duas opções: ou escolhe um extra point, que é um chute a 12 jardas para acertar entre os dois postes da “baliza” marcando assim 1 ponto, o que é o mais comum já que é relativamente fácil acertar já que fica bastante perto.

A equipa pode também escolher uma conversão, que é a oportunidade de marcar outro touchdown, partindo da marca das 2 jardas, sendo que este touchdown valeria 2 pontos.

Por útlimo, a equipa também pode tentar a qualquer momento chutar a bola na tentativa de acertar entre os postes da “baliza” do adversário, sendo que normalmente os jogadores só o fazem quando estão mais ou menos entre 20 e 40 jardas de distância e já vão na 4ª tentativa de avançar, não fazendo um punt.

Leia Mais >  Tudo Sobre Judo [História, Regras, ...]

Não se deve fazer isto muito longe, primeiro porque mais longe começa a ficar muito difícil de ter hipótese de acertar e quando se falha um field goal, a equipa adversária recupera a bola no sitio onde foi efetuado o chute.

futebol-americano-pontuacao

Troca de Posse Bola

As equipas trocam a posse de bola, e consequentemente as funções de ataque para defesa e vice versa nas seguintes situações:

Não avançar as 10 jardas: Se depois dos 4 downs a equipa que esta a atacar não ter conseguido avançar as 10 jardas tem que devolver a posse de bola á equipa adversária;Field Goal falhado: Se ao tentar efetuar um field goal, ele não acertar a equipa que estava a defender ganha a posse de bola e começa a avançar onde foi efetuado o chute.

Fumble: É quando um jogador deixar cair a bola porque não a conseguiu receber depois de um passe ou mais comum, depois de um violento tackle que o forçou a largar a bola. Esta continua em jogo e pode ser recuperada pelo adversário.

Punt: Como já dissemos, como uma jogada de recurso, as equipas quando estão na 4ª tentativa para conquistar 10 jardas, muitas vezes acabam por recorrer ao punt para afastar a equipa do seu lado do campo, devolvendo-lhes a bola com um chute.

Intercetação: Quando um jogador consegue intercetar um passe no ar, a equipa que estava a defender fica automaticamente com a posse de bola.

Posições dos Jogadores

Posições ofensivas

  • Quarterback (QB): cria as jogadas e lança a bola. É o cérebro do time
  • Running Back (RB): são os corredores
  • Wide Receiver (WR): são os recebedores rápidos
  • Tight End (TE): último bloqueador da linha ofensiva
  • Center (C): responsável pela linha ofensiva. Passa a bola pro QB
  • Guards (LG/RG): Bloqueadores
  • Tackle (LT/RT): Protege o QB

Posições defensivas

  • Defensive End (DE): impede corridas e tentam derrubar o QB
  • Defensive Tackle (DT): impede corridas e tentam derrubar o QB
  • Linebackers (LB): defende jogadas e corridas do ataque
  • Cornerbacks (CB): marcam os WR
  • Safeties (S): são os últimos defensores da defesa
  • Kicker (K): chuta o field goal e dá o chute inicial
  • Punter (P): chuta a bola

futebol-americano-posicoes

Equipamentos do Futebol Americano

No futebol são usados diversos equipamentos, mais que na maioria dos desportos, sendo a maioria deles dispositivos de proteção para o jogador. Vamos agora enumerar esses equipamentos.

Bola

A Bola é normalmente feita de couro, sendo ela costurada com rendas, e tem um formato oval, sendo assim mais aerodinamica que uma bola redonda, sendo assim ideal para ser arremesada.

Capacete

Feito de um plástico bastante duro, protege a cabeça do jogador e tem á frente da cara uma grade para o proteger também mas mantendo a visibilidade. Faz também parte do equipamento do jogador.

Leia Mais >  Tudo Sobre Boxe [História, Regras, ...]

Protetores

Usam vários tipos de protetores que os protegem em múltiplos sitios, desde os ombros, peito, joelhos, quadril e coxas.

Luvas

Usam luvas especiais para Futebol Americano, aumentando assim a sua aderência e ajudando os jogadores a segurar a bola.

Calças e Camisa

Estas não tem função nenhuma em especifico, sendo apenas parte do uniforme, onde se fazem representar as cores e o simbolo da equipa. Também consta o número e nome do jogador para serem identificados.

Chuteiras

Como o piso é gramado/relvado, os jogadores utilizam chuteiras com pitons para conseguir um melhor contato com o solo.

futebol-americano-capacete

Faltas mais comuns do Futebol Americano

Bandeira Amarela: O árbitro manda uma bandeia amarela para o chão para assinalar alguma falta ou penalidade e assim avisar os jogadores, equipa técnica e os outros árbitros;

Atrado do Jogo: A equipa que esta a atacar tem 40 segundos para iniciar novamente a sua jogada. Se não o fizer, é penalizada com um recuo de 5 jardas.

Saída falsa: para começar uma jogada de modo válido, os jogadores do time com a posse da bola precisam estar totalmente parados. Somente um jogador (que não esteja na primeira linha) pode estar em movimento, sempre paralelo à linha de scrimmage. Qualquer movimento de outro jogador que simule o início da jogada é caracterizado como falta e a punição é o recuo de 5 jardas.

Offside: é marcada se um jogador do time que se defende ultrapassar a linha de scrimmage antes do início da jogada. Como punição, a defesa recua 5 jardas

Holding: durante uma jogada, somente o jogador com a posse da bola pode ser segurado ou agarrado. Todos os demais podem apenas se empurrar. se um atacante segura um defensor, seu time é punido com recuo de 10 jardas. Se um defensor segurar um atacante, sua equipe perde 5 jardas e o ataque ganha o primeiro down automático.

Interferência no passe: O defensor não pode empurrar ou algo fazer algo semelhante no atacante para empedir que este faça a receção da bola. Pode apenas haver contato quando este tentar entrar em contato com a bola. Se isto acontecer, a equipa continua a atacar do local da falta contando como o 1º down.

Falta pessoal: Agredir o jogador adversário com o capacete na cabeça, nos joelhos, fazer um tackle fora do campo ou outra coisa qualquer que o árbitro considere anti-jogo e anti-desportivo. É dada uma penalização de 15 jardas e conta como 1º down.

Mais Artigos Relacionados

Diferenças entre Rugby e Futebol Americano
Futebol Americano Posições – Conheça já Todas Elas

Links Uteis

http://www.nfl.com/
https://diarionfl.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *