Tudo sobre Futebol de Rua

O Futebol de Rua é um esporte que varia um pouco do futebol tradicional. Quem pensa que futebol de rua é apenas uns miúdos a jogar contra a parede na rua esta enganada.

Claro que isso também se engloba como futebol de rua. Aquelas partidas com os amigos na rua ou no campo de cimento/asfalto, a diversão e a magia mas atualmente até já se fazem alguns campeonatos pelo Mundo.. É verdade.

A maioria desses campeonatos são para promover a causa dos sem abrigo ou das crianças com infâncias complicadas, não sendo agora jogado só por crianças mas também por adultos. Algumas das competições feitas pelo mundo:

  • Red Sudamericana de Fútbol Callejero
  • Homeless World Cup
  • America Scores
  • Soccer in the Streets

A maioria destas competições como já dissemos são para promover alguma causa, mas não pense que são competições fáceis ou pequenas porque algumas delas juntam mesmo muitos países diferentes e jogadores talentosos.

futebol-de-rua-torneio

Regras do Futebol de Rua

Outra coisa que provavelmente nem imaginava é que o futebol de Rua também tem regras. Não são tão fixas como no futebol normal e cada associação e competição tem algumas regras diferentes mas existem certas coisas que todas obedecem, tais como:

Jogo

A quadra de futebol de rua deve ter como medidas 21 metros de comprimento e 16 metros de largura. O jogo deve ser dividido em duas partes, cada uma de 7 minutos. Cada equipa tem 4 jogadores em campo, sendo 1 deles o  goleiro/guarda-redes, podendo elas ser masculinas, femininas ou mistas.

A bola utilizada é a mesma que se usa no futsal e as substituições são ilimitadas.

futebol-de-rua-jogo

Faltas e Infrações

O goleiro/guarda-redes não pode marcar golos, e se tal acontecer o golo não vale. Também não pode sair da grande área. Se sair sem a bola é marcada falta, se sair com a bola, então é grande penalidade.

Leia Mais >  Tudo sobre Savate (Boxe Francês)

Se um jogador atrasar a bola e o goleiro pegar com a mão é falta do lugar que foi feito o passe. O goleiro também não pode ter a bola durante mais de 5 segundos.

A grande área é uma zona proibida para todos os jogadores de campo, sendo defesa ou ataque. Se um jogador da equipa que defende entrar dentro da área, então será marcada grande penalidade. Se for da equipa atacante será marcado pontapé de baliza.

futebol-de-rua-drible

Cartões

Estes mudam um pouco do futebol. O cartão amarelo é aplicado igual ao futebol, em jogadas com algum perigo, insulto ao adversário entre outras coisas.

A diferença é que se levar 2 amarelos, então é lhe aplicado um cartão azul e o jogador é suspenso por 2 minutos do jogo, ficando a equipe a jogar com menos um elemento.

Se fizer um falta muito grave ou acumular dois cartões azuis, então recebe um vermelho e fica impedido de jogar o resto do jogo e a sua equipa joga com menos um elemento. Também fica impedido de participar no jogo seguinte.

futebol-de-rua-crianças

Árbitros

Estes têm as mesmas funções que no futebol mas há apenas 2 árbitros presentes no jogo: o principal e o auxiliar.

Futebol de Rua: A base do futebol

O futebol de rua foi praticado por muitos dos melhores jogadores de sempre do futebol, tais como Pelé, Romário, Eusébio, Cruyff, Maradona, Ronaldo, Messi, Robinho, Cristiano Ronaldo.

Estes não participaram em competições mas começaram a jogar com os amigos nas ruas, muitas vezes com sapatos a fazer de balizas e foi aí onde foram descobertos.

O futebol acabou por se desenvolver muito no Brasil mesmo pelo futebol de rua, o qual muitas crianças jogavam para se divertir e também não tinham condições para mais. Isto fez com que eles desenvolvessem muito mais técnica que um jogador normal iria desenvolver e assim se destacavam. Daí herdou o jeito técnico dos brasileiros jogarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *