Tudo sobre Futsal [Regras, História, …]

História do Futsal

O futsal (ou também chamado de futebol de salão) é um desporto que teve origem no século XX na Uruguaia, sendo ele uma variante do futebol, a qual manteve alguns elementos, mas existem muitas regras do futsal que são diferentes do futebol e agora vamos lhe mostrar tudo o que deve saber sobre ele.

futsal-remate

Regras do Futsal

O jogo é composto por duas equipes, cada uma com 5 jogadores em campo, sendo um deles o guarda-redes/goleiro. Se alguma das equipes ficar com menos de 3 jogadores o jogo é interrompido e a equipe desfalcada é considerada a derrotada.

Cada equipe pode ter até 9 reservas e as substituições são ilimitadas.

A duração de uma partida é de 40 minutos, divididos por duas partes, cada uma com 20 minutos e entre elas existe um intervalo de 10 minutos para as equipes descansarem um pouco, receberem indicações e trocar de lados do campo.

Os equipamentos dos jogadores de equipes diferentes devem se distinguir bem uns dos outros, sendo que o guarda-redes deve ter um equipamento que o distinga só a ele para melhor identificação.

O jogador não deve ter consigo nenhum objeto que possa de alguma forma ferir o adversário como brincos, colares, pulseiras, anéis, ….

futsal-remate-2

Quadra de Futsal

A quadra de futsal não tem um tamanho definido e único, podendo ela variar entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura.

As medidas mínimas, essas sim têm alguns regulamentos consoante o jogo em questão. Em jogos nacionais de adultos ou sub-20, a quadra deve ter pelo menos 38 metros de comprimento e 18 metros de largura.

Já nos jogos internacionais, as medidas mínimas são 20 metros de largura de 38 metros de comprimento, tendo o seu máximo 25 metros de largura por 42 de comprimento

– Marcações na Quadra

Para definir certas zonas para variadíssimos fins, existem várias marcações pela quadra. Vamos agora lhe mostrar quais e para que servem:

– Centro da Quadra: É uma linha que separa o campo em dois, situando-se a meio do comprimento da quadra e no meio dessa linha encontra-se um pequeno circulo com 10 centímetros de diâmetro onde começa o jogo e o inicio da segunda parte, e em volta dele tem outro circulo maior com 3 metros de diâmetro que marca a distancia que os outros jogadores devem estar sem ser os que estão a marcar o inicio.

Leia Mais >  11 Benefícios do Ciclismo para o Seu Corpo e Mente

– Área Penal ou de Penalidade: É um semi-circulo com um raio de 6 metros que se situa em cada ponta do campo e que delimita a zona onde o guarda-redes/goleiro pode defender ou usar as mãos para tocar na bola.

Também tem um ponto no centro dessa linha, em posição frontal à baliza para indicar o sitio onde o jogador deve marcar uma penalidade.

 – Área de Substituição: É uma área que se situa fora do campo, havendo uma para cada equipe, tendo ela 5 metros de comprimento por 80 centímetros de largura, estando imediatamente à frente do banco de reservas, onde pode estar o treinador da equipe e os jogadores em pé a receber indicações no caso de substituição.

futsal-quadra

Faltas e Infrações

Faltas no futsal são quando algum jogador faz algo que é sancionado pelas regras do futsal, normalmente sendo contra algum jogador adversário ou com o intuito de prejudicar a equipe adversária ou manipular o resultado de alguma forma.

Estas faltas são marcadas de várias formas e distâncias, tendo também diferentes regras. Vamos enumerá-las.

  1. Livre Direto

O Livre Direto é efetuado quando é feita uma paragem no jogo porque houve alguma destas infrações:

– Dar pontapé;
– Derrubar o jogador do outro time;
– Bater, cuspir, tentar segurar o adversário;
– Empurrar o adversário;
– Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente;
– Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador;

É anotada a falta para essa equipe e se for feita dentro da zona penal da equipe fez a falta, então é marcada uma penalidade máxima.

  1. Livre Indireto

O Livre Indireto tem como caraterística que não pode entrar dentro da baliza depois de efetuado sem que nenhum jogador toque na bola, daí o “Indireto”. Este livre é sancionado pelas seguintes atitudes:

– Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
– Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um lançamento lateral ou de canto cobrado por um companheiro;
– Tentar retirar a bola das mãos do goleiro
– Prender a bola;
– Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
– Tentar retardar o tempo da partida;
– Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos;
– Entre outras coisas…

  1. Penalidade Máxima

A penalidade máxima é efetuada quando um jogador sofre uma falta dentro da área de penalidade adversária, sendo que essa penalidade não tem qualquer barreira ao contrário das anteriores. Esta é efetuada a 6 metros da baliza, no ponto que fica ao centro da linha que delimita a área penal e á frente desse ponto a 1 metro de distância esta outro ponto que marca até que distância o guarda-redes/goleiro pode estar para defender a penalidade. Existem duas pequenas regras para a marcação desta penalidade.

Leia Mais >  Esgrima em Cadeira de Rodas [História, Regras, ...]

– O jogador que a esta a marcar só pode mandar a bola para a frente;
– Ele não pode tocar outra vez na bola até que a bola toque em outro jogador qualquer;

  1. Canto

O Canto é marcado quando a bola sai pela linha de fundo e o último a tocar na bola foi um jogador da equipe adversária (normalmente a que esta a defender).

A sua marcação é feita no canto do campo junto á linha final e lateral do lado onde da baliza onde a bola saiu, tendo a sua zona delimitada por um pequeno ¼ de círculo (90 graus), podendo ele ser marcado de forma direta ou indireta.

Cada equipe tem um limite de 5 faltas (sendo que estas tem algumas regras também, sendo que na grande maioria é o número de livres diretos) por parte que pode fazer. A partir da 6ª falta essa equipe deixa de ter direito a formação de barreira e o árbitro só começa a dar lei da vantagem numa situação clara para golo.

futsal-campo

Sanções Disciplinares

Como no futebol, os jogadores de futsal podem ser advertidos com cartões, sendo estes amarelo e vermelho. Amarelo significa aviso e se levar outro durante o encontro é mostrado um vermelho e ele é expulso, vermelho é expulsão imediata.

Os cartões amarelos são mostrados nas seguintes situações:

  1. Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
  2. Quebrar constantemente as regras do jogo;
  3. Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
  4. Ter conduta antidesportiva;
  5. Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
  6. Impedir ou dificultar o reinício da partida;
  7. Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
  8. Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
  9. Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.

Os cartões vermelhos são mostrados nas seguintes situações:

  1. Apresentar uma conduta violenta;
  2. Fizer jogo brusco grave;
  3. Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
  4. Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
  5. Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
  6. Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
  7. Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
  8. Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
  9. Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
Leia Mais >  Tudo sobre Futebol de Rua

Quando o jogador vê o cartão vermelho, quer seja direto ou acumulação de amarelos, ele esta automaticamente expulso do próximo jogo da competição. O mesmo acontece se acumular 3 cartões amarelos em jogos diferentes da mesma competição.

futsal-bola

Árbitros e o Resto

Um jogo de futsal é composto por 2 árbitros, sendo o Árbitro Principal e o Auxiliar.

Estes são responsáveis por sancionar os jogadores quando eles cometem alguma infração, retomar o jogo, controlar as faltas, decidir o momento do começo do jogo, e praticamente todas as decisões que envolvem o jogo em si.

Também existem mais 2 membros exteriores ao jogo em si que são o cronometrista e o anotador.

O cronometrista esta responsável pelo cronómetro de jogo, sendo que ele tem de o parar quando o jogo é interrompido por alguma falta, lesão ou outro evento qualquer e depois iniciar de novo o cronometro quando o jogo é retomado, entre outras funções.

O anotador tem como função ir apontando o número de faltas que os jogadores cometeram para ir controlando o número de faltas por parte, controlar os jogadores reserva e equipe técnica, controlar as substituições e o momento em que são feitas, entre outras coisas…

futsal-juizes

Lei da Vantagem

Com o intuito de tornar o futsal um jogo mais atrativo e com menos pausas possíveis, como é feito no futebol, quando uma equipe sofre falta mas mantém a posse da bola e esta em boas condições de progredir no campo o árbitro decide deixar seguir e assim não acabar prejudicando a equipe que sofreu a falta interrompendo o seu ataque.

Mais Artigos Relacionados Sobre Futsal

5 Curiosidades de Futsal que Talvez Não Saiba

Links Uteis

http://www.cbfs.com.br/

E então, já ficou a saber mais sobre este esporte, o que são as regras do futsal, a sua história, equipes, faltas, etc…?

 

4 Comments
  1. joao ferreira
    27 março, 2017

    equipa ,kkk aprende o português!

    Responder
    1. Pedro
      29 junho, 2018

      Eu n acho q vcs tem q ficar zoando ele ou ela pois essa pessoa se esforçou para fazer esses textos importantes para fazer trabalhos e tbm outras coisas

      Responder
  2. Carol
    24 maio, 2018

    Verdade parece que nem foi na escola ksksksk meu nome é Carol prazer

    Responder
  3. Max
    2 julho, 2018

    Pra quem está criticando a escrita do post, tendo um minímo de conhecimento, pode se averiguar que, “equipa”, esta sim correto, pois a publicação está em Português de Portugal.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *