Ginástica Artística [História, Regras, Categorias, …]

ginastica-brasil

A ginástica artística é um dos esportes mais antigos que existem, sendo ele já praticando ainda antes de se tornar um esporte, o qual só muitos séculos depois começou a ser regulamentado com regras e criando assim a sua história.

História da Ginástica Artística

A ginástica já é praticada desde a Pré-História, como um exercício físico e uma forma de mostrar essa capacidade por parte do homem.

No Antigo Egipto e na Grécia Antiga foi onde realmente a ginástica começou a ganhar mais popularidade e número de praticando apesar de ainda não ser um esporte.

No Egipto foi mais praticada por homens pela rua com o intuito de divertir quem passava, quase como o circo apesar de ainda não existir na época.

Na Grécia Antiga ocorreu o mesmo, mas também começou a ser adotado pelos soldados que usavam a ginástica como forma de preparação física, algo que se perdeu com o Império Romano.

Só muitos séculos depois, já por volta dos anos 1500 é que a ginástica artística voltou a aumentar a sua popularidade e isto devido aos artistas. Na época começou a dar-se muita importância ás formas do corpo humano e os praticantes de ginástica que atuavam em circos realçavam bastante essas formas nos seus exercícios e corpos definidos.

ginastica-brasil

Foi em 1811 que foi criado o primeiro clube de ginástica, voltado mesmo para a sua pratica e não apenas como parte de um circo, isto pelo professor Friedrich Ludwig.

E com o evoluir do esporte e da sua pratica, o surgimento de novas regras constantemente e regulamentações, junto com algumas competições este acabou por se popularizar tanto que em 1891 foi fundada a Federação Internacional de Ginástica.

Ginástica nos Jogos Olímpicos

A ginástica é um dos esportes que figurou na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896 Atenas.

Durante bastante tempo este esporte foi só praticado por homens, principalmente devido á sua origem. Desde o inicio que eram apenas os homens que a praticavam e faziam-no despidos da cintura para cima, algo que era inconcebível para as mulheres.

Leia Mais >  Voleibol Sentado [História, Regras, ...]

Foi então que em 1928 as mulheres puderam também a começar a participar nos Jogos Olímpicos, sobre a premissa que competissem com o corpo todo tapado.

ginastica-jogos-olimpicos

Caraterísticas da Ginástica ARTÍSTICA

Vamos analisar das diferentes coisas que compõem esta esporte e que por vezes pode não ver abordadas em todo o lado, desde alguns dos seus movimentos até preparação física.

Idade para Competir

Se já viu a praticarem ginástica artística na TV provavelmente já reparou que principalmente as raparigas são bastante novas, e até algumas vezes parecem ainda autênticas crianças já que normalmente não são muito altas também.

Desde o inicio da ginástica artística como um esporte, especialmente desde que foram inseridas as mulheres (os homens normalmente começam a competir mais tarde e também deixam de competir mais tarde), a idade mínima sempre foi um assunto em discussão.

No inicio foi definida como 14 anos, mas era algo que não preocupava muito já que normalmente mesmo as mulheres só a partir dos 20 é que começavam a competir.

Em meados dos anos 50 começaram a surgir atletas bem mais novas com 15 e 16 anos muito talentosas e foi desde aí que as mulheres começam a competir cada vez mais novas.

ginastica-artistica

Houve bastantes pedidos para abrirem exceções e deixarem competir determinada ginasta com 13 ou 12 anos e foi aí que a Federação Internacional mudou para 15 anos a idade mínima (a qual se situa nos 16 anos atualmente).

Apesar de raros, os casos de falsificação de idades é um problema neste esporte, sendo que as raparigas dizem ter uma idade quando na realidade são mais novas e não deviam poder competir.

Quando um destes casos é apanhado, a atleta perde todos os títulos que ganhou anteriormente e pode até ter alguns castigos bem pesados para o seu futuro.

Preparação Física

Os ginastas são dos esportistas que mais têm de ter cuidado com o seu corpo e preparação física já que a ginástica exige bastante do seu corpo e para competir entre os melhores (os quais são poucos) tem de se estar no seu melhor.

Leia Mais >  Como Fazer uma Mesa de Ping Pong

– Técnico

Esta preparação começa com a presença de um bom técnico para acompanhar o atleta em todo o percurso da sua carreira, elaborar os planos de treino, aconselha-la em certas decisões, ajudá-la a suportar a pressão que é ser um ginasta, entre outras coisas.

ginastica-tecnico

– Atleta

O próprio atleta tem de ter uma genética bastante boa para a pratica de ginástica se quer alcançar o topo.

Treinos diários que variam entre 4 a 8 horas, tudo isto para manter a forma física e a sua flexibilidade. A maioria do treino consiste em repetição dos movimentos até que os mais simples ficam totalmente automatizados pelo corpo do ginasta.

Depois disso é treinar a parte técnica e acrobacias especificas de forma a aumentar o seu rendimento e prestação.

ginastica-artistica

– Equipa médica e Exercícios

A ginástica artística é um esporte bastante seguro considerando que eles puxam ao máximo pelo seu corpo e desafiam a gravidade muitas das vezes.

São usados muitos colchões de forma a aparar potenciais quedas ou desequilíbrios

Também é com o acompanhamento de médicos e fisioterapeutas é importante para recuperar depois de uma prova ou treino e aconselhar o que o ginasta deve ou não deve fazer.

Isto tudo acompanhado de bons alongamentos antes e após qualquer exercício de forma a evitar alguns problemas musculares e de articulações.

ginastica-pegas

– Alimentação

Esta também deve ser bastante balanceada e controlada por quem acompanha a atleta.

É baseada essencialmente em hidratos de carbono que dão energia para que possa praticar ginástica da melhor forma e por um bom período de tempo.

Movimentos da Ginástica

Na ginástica artística existem inúmeros movimentos que podem ser efetuados espalhados pelos diferentes aparelhos utilizados.

Vamos agora listar apenas alguns dos movimentos mais comuns só para ter uma referência dos nomes:

  • Abertura
  • Avião
  • Carpada
  • Diamidov
  • Duplo Twist Carpado
  • Empunhaduras
  • Estendida
  • Flic-Flac

Aparelhos de Ginástica ARTÍSTICA

A ginástica é dividida em duas categorias: masculino e feminino. Estas duas categorias têm diferentes aparelhos, os quais foram definidos pela Federação Internacional ao longo dos anos.

No caso dos homens o objetivo é ter aparelhos que destaquem mais a capacidade física e equilíbrio do ginasta, sendo que os aparelhos usados são:

  • Solo
  • Salto sobre a mesa
  • Cavalo com alças
  • Barras paralelas
  • Barra fixa
  • Argolas
Leia Mais >  Tudo sobre Críquete [História, Regras, ...]

Já no caso das mulheres, os aparelhos escolhidos foram com o intuito de realçar alguma da beleza da ginástica e que dê para ter uma coreografia mais definida.

Os aparelhos são:

  • Trave
  • Solo
  • Salto sobre a mesa
  • Barras assimétricas

1 Comment

  1. Larissa
    7 Maio, 2017

    Que legal

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *