Tudo Sobre Golfe [Regras, História, …]

O golfe é um desporto que tanto pode ser individual como jogado em equipas, tendo como objetivo colocar a bola dentro de todos os buracos utilizando um taco.

Este desporto é por muitos considerado um “jogo para ricos” principalmente devido aos custos elevados, não tanto pelo equipamento, que pode até ser barato se comprar material usado mas ter acesso ao campo e até ter tempo para jogar (uma partida completa num campo com 18 buracos, pode demorar até 4 horas ou mais para completar todo o circuito).

História do Golfe

Quanto à sua origem e de que jogo ou desporto ele se originou existe muita incerteza e muita gente defende diferentes teorias e todas elas com elementos válidos.

O que podemos afirmar é que o golfe provavelmente foi inventado pelos escoceses, que já por volta do ano 1400 o praticavam, sendo que em 1457, o parlamento escocês proibiu que as pessoas o praticassem porque considerava-o como uma distração e que afetava a produtividade do país.

golfe-campo-2

Jogo de Golfe

O golfe é jogado num campo especifico para isso, sendo ela composto por 9 buracos ou 18 (também existem campos pequenos, não profissional e mais presente em hotéis ou algo semelhante podem ter entre 3 a 6 buracos).

O caminho entre o lugar onde se começa a tacada chamado de tee até ao buraco é chamado de Fairway este inclui vários obstáculos como bancos de areia, lagos, árvores, diferentes inclinações, entre outras fazendo assim todos os campos diferentes uns dos outros e mostrando que é um jogo que requer muita técnica e leitura da situação e do Fairway.

Modalidades

Existem diversas formas de jogar, especialmente quanto ás regras e forma de vencer o jogo, sendo as duas seguintes as mais usadas:

Stroke Play: Vence o jogo que fizer o menor número total de tacadas para completar o percurso completo pelos buracos (a forma mais jogada);

Match Play: Nesta variante, cada buraco é conta como se fosse uma fase. Por exemplo, se no primeiro buraco, você precisar de 2 tacadas para meter no buraco e o seu adversário ter usado 4 tacadas, você ganhou um ponto, sempre assim até que acabem os buracos;

golfe-feminino

Pares

Os pares são valores de referência que indicam as estatísticas que um jogador razoável deve alcançar.

Par do buraco: É o número médio de tacadas que um jogador precisa para conseguir colocar a bola no buraco. Este valor varia conforme a distância entre o tee e o buraco, podendo ela variar entre 200 e 500 metros o Fairway.

As somatórias são buracos de par três (até 228 m), par quatro (até 430 m) ou par cinco (mais de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores.

Par do campo: A soma total dos pares de todos os buracos dão o resultado final do par do campo. Se o resultado for par 80 e você fazer 81 tacadas, você terminou “um acima do par”, se fez 79 foi “um abaixo do par” e sempre assim.

golfe-buraco

O que preciso para ser um bom jogador?

Estar em forma

Um jogador de golfe, mesmo profissional, não precisa de ser um atleta nato e de ter muitos músculos, porque se assistirmos aos jogos pela TV vai perceber que não parecem particularmente fortes. Mesmo assim, convém sempre fazer alguns alongamentos quando for jogar, e manter uma boa atividade física, especial cardio, o que se consegue alcançar com uma corrida diária, mesmo que curta.

Inteligência e Técnica

Estas coisas você normalmente vai ganhando com o passar do tempo, ganhando experiência e com as múltiplas repetições e ajustes de erros, vai se aperfeiçoando.

Mais importante do que mandar sempre com força (que pode até ser prejudicial) você deve mandar com a força indicada, com uma postura compacta a escolher qual o melhor trajeto possível junto também a escolha apropriada do taco. Tudo isto você adquire com a experiência.

golfe-caddy

Etiqueta

Não é algo que se você não tiver, como a técnica, o vai prejudicar no jogo em si, mas o golfe é um jogo de cavalheiros, apesar de poder estar a competir, e a etiqueta e respeito pelos adversários é algo super apreciado no golfe e que sem a qual ninguém o considerará um bom jogador.

Ter o equipamento indicado

Mais uma vez, não é essencial ter super tacos e o resto do material em ótimas condições, apesar de isso influenciar. Ter todo o material que você necessita e em boas condições, junto com um uso inteligente do mesmo é algo fundamental num bom desportista.

golfe-saco-bag

Equipamento para jogar Golfe

Tacos

Como deve imaginar, sem tacos não consegue jogar, sendo eles algo fundamental no seu jogo. Podendo eles ser constituídos por madeira, os ferros e os putters.

Os de madeira são numerados de 1 a 5, existindo o nº7, 9 e 11. Cada um é indicado para um diferente tipo de tacada e para uma situação diferente.

Os ferros (pouco utilizados por jogadores amadores ou médios) são bastante difíceis de jogar porque é preciso acertar naquele sweet spot para que eles se portem como você quer e resulte numa boa tacada.

Os putters existem em diversos feitios e pesos, sendo que cada jogador normalmente tem o seu tipo de putter preferido, algo que se ganha com o continuar do jogar.

golfe-tacos

Sacos

Estes se forem leves podem ser levados ás costas, ou se você preferir pode usar um trolley para os transportar e assim não os ter que carregar.

Isto tudo pode também ser feito pelo caddie, que é como o seu assistente, carregando as coisas por si ou transportando, o qual você pode falar sobre o campo e jogadas ou o taco a escolher.

O jogador não pode andar com o seu taco na mão entre buracos, daí a existência dos sacos também. Um jogador de golfe costuma levar entre 12 a 14 tacos no seu saco, sendo este o número máximo de tacos permitidos.

Bola

A bola de golfe é normalmente branca e tem cerca de 300 a 400 buracos esféricos nela, ajudando assim na sua aerodinâmica. As regulamentações estabelecidas dizem que o diâmetro da bola não pode ser inferior a 42,67 mm, nem o seu peso ser superior a 45,93 gramas.

golfe-bola

Hole in One

Como por exemplo no voleibol existir o Ace, no golfe a jogada que consiste em acertar no buraco apenas com uma tacada é chamada de Hole in One, sendo esta jogada algo não tão comum de acontecer.

Normalmente as competições profissionais sempre têm um prémio para os jogadores que o conseguem fazer, e se estiver a jogador de forma amadora com os seus amigos, é costume você por exemplo pagar o almoço aos outros jogadores, ou algo do género.

Links Úteis

http://www.golf.com/
http://www.cbg.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *