Hóquei em Patins [História, Regras, …]

O hóquei em patins é um esporte bastante conhecido, especialmente na Europa onde estão a maioria das equipas que dominam este esporte, sendo já praticado em cerca de 60 países.

História do Hóquei em Patins

A sua origem não é certa, mas sabe-se que desde o Antigo Egipto, passando por Atenas e na Idade Média em França, todas estas culturas têm escrituras ou relatos de crianças e adultos a andar com uma bola e um taco grosso e a jogarem algum tipo de jogo entre eles.

Claro que nesta altura ainda não era nada que se comparasse ao esporte que é hoje, até que se deu a invenção dos patins no fim do século XIX.

No inicio do próximo século, mais precisamente em 1905 começaram a surgir as primeiras competições até que em 1926 se deu o primeiro campeonato da Europa de Hóquei em Patins, tendo sido vencido pela Inglaterra. O mesmo se passou 10 anos depois nos primeiros Mundiais da modalidade.

As principais potências deste esporte são a Espanha, Portugal, França, Itália e Argentina, mas tem surgido muitas seleções para competir de frente com estes velhos favoritos e cada vez tem ficado mais fortes, incluindo o Brasil.

O hóquei em patins apenas foi jogado em uma edição dos jogos Olímpicos (1992 em Barcelona) e como modalidade de exibição, não havendo assim medalhas. Acabou por não convencer o comitê a manter a modalidade.

hoquei-em-patins

Jogo de Hóquei em Patins

Vamos agora ver um pouco mais sobre o que é este esporte, como se joga e todas as suas caraterísticas.

Fundamentos e Objetivo

É jogado por duas equipas, cada uma com 5 jogadores titulares, sendo um deles o guarda-redes/goleiro. O jogo é dividido por duas partes, cada uma delas com 25 minutos cada e tem como objetivo a equipa marcar mais golos que a adversária.

Leia Mais >  Tudo sobre Rugby [Regras, História, ...]

hoquei-2

Quadra/Ringue de Hóquei em Patins

O ringue de hóquei em patins não tem nenhuma medida definida, sendo que o seu comprimento varia entre 34 a 44 metros de comprimento e 17 a 22 metros de largura. Como podem ver, as diferenças de valores ainda são significativas.

O campo possui ainda diversas linhas e marcações, cada uma delas com um significado:

  • Área da Baliza – É a área onde é considerado grande penalidade em caso de falta. Tem forma retangular e mede cerca de 9×5,4 metros.
  • Zona de Proteção – Semicírculo que se situa centrado com a baliza e demarca a zona onde o goleiro esta protegido e pode tocar a bola com qualquer parte do corpo.
  • Marca de Grande Penalidade – Situa-se a meio da linha da área de baliza, em posição frontal para a baliza e é onde o jogador marca a grande penalidade.
  • Marca de Livre Direto – Esta marca situa-se em posição frontal á baliza, numa distância de 7,4 metros e assinala a posição onde o jogador deve marcar o livre.
  • Linha Central – Esta linha divide o campo em dois e tem como função delimitar a zona defensiva/ofensiva de cada equipa.
  • Circulo central – O circulo situa-se no centro do campo e marca a zona em que apenas o jogador que vai iniciar o período deve estar.

hoquei-patins-quadra

Equipamentos do Hóquei em Patins

O Hóquei em Patins tem ainda alguns equipamentos que são necessários para a sua pratica, especialmente em termos de proteção corporal como iremos ver já de seguida.

Patins de rodas

Estes patins são compostos por 4 rodas, sendo agrupadas em pares de 2 horizontalmente, dando assim estabilidade e ao mesmo tempo rapidez de movimentos para os jogadores.

hoquei-patins

Stick

O stick normalmente é feito de madeira, mas pode também ser feito de plástico ou outro material idêntico, medindo entre 0,90 e 1,15 metros e não deve exceder 0,5kg de peso.

hoquei-patins-stick

Caneleiras, Joelheiras e Cotoveleiras

Estas são proteções normais para proteger partes mais sensíveis a impactos e quedas, e encontram-se em qualquer loja de equipamento esportivo.

hoquei-patins-joelheiras

Luvas e Capacete (Guarda-Redes)

As bolas podem alcançar velocidades extraordinárias e para proteção do guarda-redes e para servir de ajuda a defender, ele não usa só o equipamento como os jogadores de campo, mas também um capacete com uma viseira de vidro de umas luvas espalmadas que servem essencialmente para o ajudar a defender as bolas e a cobrir mais espaço.

Leia Mais >  Voleibol de Praia [História, Regras, ...]

hoquei-patins-capacete

Regras do Hóquei em Patins

Existem algumas regras simples que podemos mostrar que acontecem várias vezes e são mais comuns, tais como:

  • Jogadores não podem levantar a bola a mais de 1,5 metro de altura, em exceção ao guarda-redes na sua área;
  • Só se pode usar o stick para tocar na bola, em exceção ao guarda-redes que pode tocar com a sua luva e outras proteções enquanto está na sua área;
  • Quando uma equipa recupera a posse de bola, ela tem 10 segundos para fazer a bola passar para a área ofensiva;
  • Depois de recuperar a bola tem 45 segundos para fazer um remate á baliza;
  • Quando passam para o lado ofensivo, se passarem para a zona defensiva tem de fazer a bola voltar para a ofensiva em pelo menos 5 segundos;

Faltas e Infrações

Existem 2 tipos de infrações, sendo elas técnicas, as quais englobam infrações ás regras do hóquei, talvez até acidentais, como jogar a bola com os patins por exemplo as quais não tem nenhuma punição disciplinar e tem as infrações leves que já são mais diretas.

Cada equipa pode fazer 10 faltas leves e na décima falta a equipa adversária tem direito a um livre direto. A partir daí a cada 5 faltas acontece o mesmo.

Cartões

Os cartões são um pouco diferentes do futebol por exemplo, mas também bastante fáceis de entender. Existe dois cartões que podem ser administrados:

Cartão Azul – Quando um jogador faz uma falta um pouco mais ríspida, e aí é lhe mostrado o cartão azul. Ai o jogador é expulso por 2 minutos e a equipa durante esse tempo fica a jogar só com 4 jogadores durante esse tempo. Se sofrer golo nesse intervalo, então a penalização termina.

Cartão Vermelho – Se a falta já for mais grave ou até uma agressão, aí é mostrado um cartão vermelho, podendo também ser resultado da acumulação de 3 cartões azuis num jogo. O jogador fica impedido de jogar durante o resto do jogo e a equipa fica a jogar com menos um jogador durante 4 minutos.

Leia Mais >  Tudo Sobre Ciclismo Paralímpico [História, Regras, ...]

Links Úteis

hoqueipatins.pt/

1 Comment
  1. Ubirajara Ferreira
    14 março, 2017

    Onde compro os patins?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *