Hóquei na Grama [História, Regras, …]

O hóquei na grama ou hóquei no campo é uma variante do hóquei normal, sendo que ele não tem praticamente nenhuma semelhança com esse, simplesmente é chamado de hóquei porque se usa um stick e uma bola. Vamos saber um pouco mais sobre ele agora.

História do Hóquei na Grama

Como já dissemos em Tudo Sobre Hóquei em Patins, a origem do hóquei remonta desde tempos milenares, havendo suposições que se apoiam em antigas gravuras e documentos, nos quais se encontram representados pessoas a jogar uma bola com um taco de madeira entre elas.

O hóquei na grama propriamente dito, esse tem origem no século XIX na Inglaterra. Apesar de não se conhecer exatamente a data, sabe-se que as primeiras equipas e regras oficias começaram a surgir a partir do ano 1850 e depois de alguns anos este esporte já se tinha espalhado por toda a Inglaterra.

Como foi aí que surgiu o hóquei na grama, as colónias dos ingleses começaram também a jogar este esporte o qual acabou por ser dominado durante décadas pelo o Paquistão e pela Índia, os quais foram os únicos vencedores nos Jogos Olímpicos durante 40 anos.

Jogos Olímpicos

Este esporte desde muito cedo que entrou nos Jogos Olímpicos, mas teve dificuldade em ficar permanente, sendo por várias edições dos Jogos Olímpicos uma modalidade de exibição (sem direito a medalhas), começando em 1908, até que em 1928 finalmente conquistou o seu lugar permanente e até hoje continua a ser um esporte Olímpico.

Em 1980 o hóquei na grama começou a ser praticado por mulheres nos Jogos Olímpicos, o qual era apenas praticado por homens.

hoquei-na-grama

Jogo de Hóquei na Grama

O jogo de hóquei na grama é jogado por 70 minutos, sendo repartido por 2 períodos de 35 minutos cada. Cada equipa tem 11 jogadores em campo e 5 reservas. As substituições são ilimitadas.

Leia Mais >  Tudo sobre Natação [História, Regras, ...]

O objetivo é marcar mais golos que o adversário, ganhando assim a partida.

Quadra/Campo de Hóquei na Grama

A quadra de Hóquei na Grama tem de medida 91 metros de comprimento por 55 metros de largura, sendo ele dividido ao meio por uma linha central e mais duas linhas, cada uma a 23 metros da linha de fundo.

Tem também a área de chute que é um semicírculo que tem mais ou menos 15 metros de raio e depois tem um semicírculo a tracejado a 19, 63 metros aproximadamente.

A baliza tem de medidas 3,66 metros de comprimento e 2,10 metros de altura.

hoquei-grama-quadra

Faltas e Infrações

Existe essencialmente 3 tipos de marcações de faltas, sendo a mais comum uma falta simples a qual é marcada pelo adversário no lugar que foi efetuada a falta.

Se esta for dentro da área de chute ou for considerada uma falta intencional é concedido um short corner.

Um short corner é batido na linha de fundo a 9 metros da baliza do adversário, o qual tem direito a ter 5 jogadores atrás da sua linha de fundo e o resto da equipa tem de ficar atrás da linha de meio campo. Os jogadores da equipa que têm a posse de bola não podem estar dentro da área de chute e normalmente utilizam uma série de jogadas estudadas para baralhar aqueles 5 jogadores e assim marcar um golo.

Uma falta intencional feita dentro da área de chute dá direito a penalti para a equipe adversária. Esse penalti não pode ser cobrado com um remate, tendo o jogador que sair com a bola, tocando pelo menos uma vez e só pode tomar um passo de balanço para efetuar a penalidade.

hoquei-grama-faltas

Cartões

        As regras de hóquei na grama quanto aos cartões são um pouco diferentes do normal dos esportes, sendo que existem 3 cartões:

  • Verde – Este é administrado apenas como uma advertência para o jogador que fez a infração.
  • Amarelo – Quando um jogador faz uma falta um pouco mais grave vê um cartão amarelo e é suspenso do jogo não podendo ser substituído. O tempo da suspensão é definido pelo árbitro.
  • Vermelho – Se for ainda mais grave é mostrado o cartão vermelho e o jogador é expulso para o resto da partida.
Leia Mais >  Tudo sobre Krav Maga

hoquei-grama-jogo

Equipamentos de Hóquei na Grama

Os equipamentos mais essenciais para jogar hóquei na grama são:

  • Stick: Este deve pesar entre 600 a 700 gramas e pode ter diferentes comprimentos, curvaturas ou formas, sendo estes escolhido a gosto do jogador. Normalmente são feitos de madeira ou fibra de carbono.
  • Bola: A bola deve ter cerca de 7 centímetros de diâmetro e pesar entre 155 a 170 gramas. Normalmente são feitas de PVC e cortiça.

Regras Básicas de Hóquei na Grama

Algumas regras que não referimos são:

– Á exceção do guarda-redes, nenhum dos jogadores pode jogar a bola com nenhuma parte do corpo.
– Quando a bola sai pela lateral é feito um lançamento lateral que é efetuado no chão na zona onde a bola saiu.
– Ao contrário da grande maioria dos esportes, num lançamento ele pode passar para si próprio, isto quer dizer que ele pode sair a jogar com a bola.
– O jogador não pode obstruir o adversário e tapar a bola com o corpo, podendo apenas fazê-lo enquanto esta em movimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *