Tudo Sobre Judo [História, Regras, …]

judo-ippon

O Judo é uma arte marcial que é praticada como um esporte de combate e foi criada com o intuito de servir para defesa pessoal, juntando um pouco de várias artes marciais, como por exemplo o jiu-jitsu, e criar uma arte marcial mais forte e completa.

História do Judo

Em 1882, um homem chamado Jigoro Kano, professor de educação física no momento, criou a arte marcial que é o Judo. Este cria alcançar uma arte marcial completa e que não dependesse só da força.

Foi com a junção do melhor de várias artes que ele criou o Judo sendo uma única arte, e para contornar a falta de força ou a dependência dela, ele adaptou e criou técnicas para que usassem a gravidade ou sistemas de alavancagem para que a deslocação de peso ajuda-se na execução desses movimentos.

E foi a partir daí que decidiu estabelecer normas para que a sua aprendizagem fosse mais fácil e se pudesse espalhar melhor também.

Uma das maiores diferenças desta arte marcial é que não se só focava na vitória mas também no aprendizado e na formação como pessoa, tanto fisicamente como mentalmente, dando outro ideal a um combate.

Isto tudo acabou sendo realizado quando Jigoro Kano abre a sua primeira escola de Judo, chamada de Kodokan.

http://www.ideiafitness.com/

Quadra/Campo de Judo

A quadra do Judo é chamada de tatame, e é uma área quadrada, formada por finos colchões de 2 metros de comprimento por 1 metro de largura, sendo que eles se encaixam de forma a fazer o tatame.

Este deve ter de lado um tamanho entre 14 metros e 16 metros total, sendo que é dividido por três áreas:

Área de Combate: Esta é localizada no centro do tatame, medindo entre 8 a 10 metros de lado. Aqui é onde os judocas combate e marcam pontos. Apenas existe duas marcas nesta área que assinalam o lugar em que cada um deles deve começar e acabar o combate;

Área de perigo: Esta área é marcada pela cor vermelha e fica em volta da área de combate, tendo 1 metro de largura. É vermelha para avisar os judocas que estão a sair da zona pontuável e para aplicarem a manobra ou voltarem para a área de combate;

Área de segurança: A área de segurança apenas existe para dar alguma folga aos judocas caso saiam da área de combate, medindo ela 3 metros de largura. Aqui já não é possível pontuar.

judo-tatame

Categorias de Peso

Como na maioria dos desportos de combate, este também é dividido por categorias de peso fazendo assim que você só combata com alguém com um peso similar ao seu, sendo assim uma luta mais justa e equilibrada.

As categorias de peso e os respetivos pesos são:

  • Peso extra leve (até 60 kg);
  • Peso meio leve (até 66 kg);
  • Peso leve (até 73 kg);
  • Peso meio médio (até 81 kg);
  • Peso médio (até 90 kg);
  • Peso meio pesado (até 100 kg);
  • Peso pesado (acima de 100 kg);

judo-movimento

Luta de Judo

Em outros esportes de combate é normal vermos utilizarem chutes e socos mas no Judo não é assim. Este é um desporto que tem como objetivo projetar o oponente no solo e que ele não caia de frente ou aprisiona-lo durante o máximo de tempo possível, sendo ambas as coisas pontuáveis.

O combate tem duração de 5 minutos para os masculinos e 4 minutos para os femininos. Se quando o tempo terminar a luta ainda não tiver sido decidida ou tiverem empatados em pontos então passa-se ao Golden Score.

O Golden Score é um tempo extra de 3 minutos que os judocas têm para combater. O primeiro a pontuar ganha automaticamente.

judo

Pontuações

O judo tem pontuações muito características e únicas, sendo elas:

  • Yukô: (o atleta cai de lado).
  • Wazari: (o atleta cai de costas no tatame, mas com pouca velocidade).
  • Ippon: (o atleta cai perfeitamente de costas no tatame).

Estas pontuações também são atribuídas caso consiga imobilizar o oponente, sendo pontuadas desta forma:

  • De 1 à 14,9 segundos, não ganha ponto;
  • De 15 à 19.9 segundos, pontua um yuko;
  • De 20 à 24.9 segundos, pontua um waza-ari;
  • Depois completar 25 segundos pontua um ippon;

A partir do momento em que um dos oponentes marque um ippon, o combate termina e essa pessoa é automaticamente a vencedora.

judo-asia

Penalizações

Quando algum dos judocas faz algo merecedor de uma penalização (ou shido), o árbitro central para o combate e diz para os judocas consertarem o seu Judogui (equipamento/roupa) e diz para retomarem o combate. A acumulação de penalizações traduz-se em pontos para o adversário da seguinte forma:

  • 1º shido: É só dada uma advertência;
  • 2º shido: O adversário pontua um yuko;
  • 3º shido: O adversário pontua um waza-ari;
  • 4º shido: O adversário pontua um ippon;

Juízes

Como em qualquer desporto, existe sempre quem controla o cumprimento das regras, marcação de pontos, etc e o Judo não é exceção, tendo vários Juízes, cada um com a sua função.

Juiz Central: Este é o responsável pelo controle do cumprimento das regras dentro do tatame.

Juízes Laterais: Existem 2 juízes de laterais, estando cada um sentado num vértice da área de combate, estando os dois de frente um para o outro. Têm como função auxiliar o juiz central e se ambos disserem algo e o arbitro central não concordar, a maioria é que vence.

Juiz de Mesa: É o juiz fiscal que fica fora da área de competição.

Equipamento

O Judogui é uma espécie de kimono, o qual é feito de algodão ou outro material idêntico e igualmente resistente, não deve ser muito grosso para que não prejudique a pegada do adversário.

O equipamento também é composto pela calça, os quais têm comprimentos e folgas entre o corpo e a roupa que devem cumprir para que seja mais fácil a pratica deste esporte.

Também têm de possuir uma faixa, a qual deve ter o dobro do tamanho da sua cintura, havendo em várias cores, cada uma representa um nível de maestria. O judoca deve usar a cor da faixa que corresponde ao seu nível atual.

judo-kimono

Graduações

As cores e o número de graduações depende muito de lugar para lugar. Agora vamos mostrar o sistema de graduação de Portugal e do Brasil.

Judo-faixas

Mais Artigos Relacionados

Judo Infantil e os seus Benefícios
Tecnicas e Golpes de Judo – Básico ao Avançado

Links Úteis

http://www.cbj.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *