Tudo sobre Krav Maga

O Krav Maga é um tipo de luta que tem como base a defesa pessoal, fazendo-o da forma mais eficaz possível.

História do Krav Maga

Este tipo de luta surgiu pelas mãos de Imi Lichtenfeld, que criou o Krav Maga baseando-se nas suas experiencial de combate e com o objetivo de criar um estilo super eficiente numa disputa.

O Krav Maga não é considerado um esporte nem uma arte marcial apesar de se inspirar em bastantes artes marciais, tais como Kung Fu, Jujistu, Judo, entre tantas outras, a maior parte de origem japonesa.

Imi Lichtenfeld começou por ensinar este estilo de luta ás forças militares de Israel para que estes conseguissem ser o mais eficientes possível numa luta (podendo ser ela de um contra um ou contra muitos, como ou sem armas, …)

krav-maga-feminino

Organizações governamentais

Sendo tão boa na proteção pessoal, o Krav Maga atualmente é ensinado em diversas forças militares e autoridades, tais como a Mossad. FBI, CIA, policia de Nova York, …

Caraterísticas do Krav Maga

Como já foi dito, a sua principal caraterística é a sua eficiência.

Os lutadores devem ter sempre alguns conceitos em mente:

  • Não ser atingido
  • Acertar o oponente nas suas zonas mais frágeis (olhos, garganta, zona genital, …)
  • Alternar entre defesa e ataque rapidamente
  • Fazer um ataque continuo sem dar hipótese ao adversário
  • Ter noção do que o rodeia para poder usar como arma e para saber por onde pode fugir

Como já esta a ver, estes conceitos não encaixam propriamente num esporte, até porque estas coisas dão origem a técnicas perigosas feitas para infligir dor no adversário e subjuga-lo (podendo até a resultar em ferimentos graves ou morte.)

krav-maga-feminino-1

Claro que o seu treino é bastante extensivo e os praticantes fazem bastante “sparing” utilizando uniformes e almofadas protetoras para não se aleijarem.

Estes treinamentos tentam ser o mais abrangente possíveis, e assim simular diversas situações como estar encostado a uma parede, o oponente ter uma faca, ser vários contra um, etc…

Leia Mais >  Tudo Sobre Passe, Manchete, Saque no Voleibol

O Krav Maga esta acessível a todos?

A resposta é sim.

No inicio era só ensinado ás forças militares, mas hoje em dia já existem diversos clubes que o ensinam a pratica deste tipo de luta.

Deve sempre se certificar que quem esta a ensina-lo sabe o que faz, porque apesar de não ter regras você deve ter cuidado em fazer certas técnicas, especialmente nos treinos.

Deve ter uma preparação física mínima também para poder fazer as técnicas de forma apropriada e ter os seus reflexos na melhor forma possível.

Graduação no Krav Maga

Apesar de não ser um esporte nem uma arte marcial também possui graduações, tendo adotado o sistema de faixas coloridas como o Judo.

Estas graduações indicam o seu nível na pratica deste estilo de luta e também do tempo que já treina. Consoante avança nas faixas vai aprendendo também mais técnicas.

krav-maga-faixas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *