O que é Cicloturismo? Saiba já tudo..

Bicycle Touring

Podemos já esclarecer que o cicloturismo não é uma modalidade como o ciclismo de estrada ou o Montain Bike mas de certa forma partilha um pouco das caraterísticas desses dois. Se pensarmos bem, todas estas coisas giram à volta de bicicletas não é?

A pergunta que vocês devem ter na cabeça depois de já terem ouvido falar sobre isto várias vezes é:

Mas afinal o que é isso do cicloturismo? Se não é um esporte…

O cicloturismo define-se como uma forma de se movimentar usando uma bicicleta, a qual em muitos casos é feita em viagens, descobrir novos lugares, fazer novas amizades, etc…

Cicloturismo-grupo

Não existem regras quando chega a hora de andar de bicicleta e simplesmente pedalar sem nenhuma pressão e apenas aproveitar os sons e cheiros maravilhosos da Natureza.

Resumidamente, para os praticantes desta atividade, ela é uma forma de vida, uma filosofia e uma paixão.

cicloturismo-montanhas

Ahhh.. Então é como um passeio?

Podemos dizer que sim. Pode ser feito tanto em estrada como em trilhos, no meio de pinhais, por cima de colinas, .. por onde o caminho vos levar.

Mas não é totalmente porque algumas pessoas levam o cicloturismo a outro nível completamente diferente. Como já disse, para muitos é um estilo de vida, e chega ao ponto de muitos deles fazerem longas viagens, até por diferentes países sempre indo de bicicleta e a espalhar a palavra sobre o que é o cicloturismo.

cicloturismo-aventura

Então tenho de fazer em grupo?

Não é obrigatório que assim seja, mas vamos ser francos… É provável que seja mais divertido e animado se você for com os seus amigos em vez de ir sozinho.

Segurança

Não é tudo um mar de rosas e poder fazer tudo e de qualquer maneira. Tem de ter atenção á sua segurança e também à dos outros.

Leia Mais >  Fundamentos do Handebol [História, Regras, ...]

Deve sempre respeitar as regras de trânsito quando vai numa estrada, usar a sinalética correta para ciclistas, e usar o equipamento correto para ir pedalar, sendo que esse equipamento também varia consoante a distância que você for fazer.

cicloturismo-equipamentos

Algumas dicas

Pode ir muito bem na aventura e não ter um percurso planeado mas quando possível, tente sempre ter tudo planeado, onde vão passar, no caso de uma viagem longa, onde vão dormir, quanto tempo demoram, entre outras coisas.

Outra dica muito importante é não esquecer de comer e beber corretamente, já que vão queimar bastantes calorias e líquidos durante o dia.

E pronto, por hoje é tudo sobre cicloturismo.. Uma leve apresentação desta atividade fantástica.

Esta à vontade para partilhar aqui as suas experiências e opiniões sobre o cicloturismo connosco, ou até alguma dúvida que iremos responder certamente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *