Tudo sobre Rugby [Regras, História, …]

O Rugby é um desporto de equipa, um dos quais cada vez tem ganho mais adeptos até por cada vez aparecerem mais variantes do mesmo.

Este desporto é muito caraterizado pelo seu contato físico, havendo pessoas que não gostam do desporto mesmo por ele em teoria ser “muito violento”.

Como dissemos, hoje em dia existem várias variações deste desporto, sendo que existe o mais conhecido que é o Rugby de Quinze, depois vem o Rugby League que é composto por 13 jogadores, e tem também o Rugby de Sevens que é composto por 7 elementos, e esta variante é até já um desporto olímpico.

Depois existem mais algumas variações como rugby de praia, de toque, em cadeira de rodas ou o subaquático.

História de Rugby

Numa rápida apresentação, este desporto surgiu na Inglaterra no século XIX, existindo a história que a ideia para este deporto tenha surgido porque um jogador de futebol, este chamado de William Webb Ellis, pegou na bola com as mãos e foi a correr com ela até à linha de fundo.

rugby-try-2

Jogo de Rugby e os seus Objetivos

O jogo de Rugby de 15 é composto por duas equipas, tendo este uma duração total de 80 minutos, divididos por duas partes de 40 minutos, e o tempo só para em caso de lesão de um jogador da primeira linha.

O objetivo da equipa é marcar o máximo numero de pontos possível, vencendo a equipa com mais pontos no final do jogo. A maioria dos pontos são marcados quando um jogador consegue ultrapassar a linha de goal adversária (linha de fundo) e fazer a bola tocar no chão estando em contato com a mesma.

rugby-jogada

Campo de Rugby

O campo de Rugby tem um formato retangular, sendo ele relvado/gramado, tendo este que estar sobre as regras do Rugby, e tem como comprimento máximo 144 metros por 70 metros de largura.

O campo é dividido por várias linhas. Tem a linha central que divide o campo em dois, delimitando os lados das equipas e marcando o meio do campo, e tem as linhas dos 22 metros que marca o lugar onde o jogador já pode deixar a bola tocar no chão e tentar fazer um try.

No centro da linha de fundo de ambas as equipas também se encontram 2 postes atravessados por outro a interligarem-se (fazendo a forma de um H) os quais devem ter pelo menos 5,6 metros de largura e barra que os interliga deve estar a pelo menos 6,4 metros do chão.

A zona que fica a cima do travessão entre as barras é onde os jogadores podem fazer um chute em varias situações do jogo (já iremos explicar) para marcar pontos.

rugby-campo-medidas

Equipamentos no Rugby

  1. Bola

A bola de rugby tem um formato oval, tendo ela como dimensões entre 28 e 30 centímetros de comprimento e depois de cheia com a devida pressão deve fazer uma circunferência de cerca de 75 centímetros.

Esta normalmente é feita de couro ou de algum tipo de material sintético que seja aprovado pelo Regulamento que regula as regras do rugby.

  1. Vestuário

É composto por uma camisa especifica para o Rugby chamado de “Shoulder Pad” a qual protege zonas mais sensíveis e propensas a contato como os ombros, bícepes, costas, abdómen e ombros (pode ter mais ou menos proteção dependendo do modelo).

Leia Mais >  Tudo Sobre Badminton [Regras, História, ...]

Usam também chuteiras para conseguir correr com uma boa aderência no relvado, sendo que os pitons são um pouco maiores que no futebol.

É também essencial o uso de uma boqueira feita de um material semelhante a silicone, para proteger os seus dentes dos impactos. Normalmente são apenas com proteção para os dentes superiores, evitando assim que atrapalhem na respiração.

Ainda pode ser usado também um scrum cap, que é uma espécie de capacete almofadado que protege a cabeça e principalmente as orelhas dos impactos. Não é obrigatório o seu uso, por isso a maioria dos jogadores escolhe não os usar.

rugby-scrum

Constituição das Equipas

Agora vamos ver como é a constituição da equipa baseando-nos na variante mais utilizada que é o Rugby de 15. As equipas são formadas cada uma por 15 jogadores de campo e na maioria das vezes por 7 reservas.

As equipas são divididas por várias posições especificas, tendo cada numero a sua posição específica, e fazem parte de 3 grandes grupos: 8 Avançados, 2 Médios e 5 Defesas.

Vamos agora mostrar cada posição, o(s) números correspondentes e as suas funções.

Pilares

Estes são os jogadores com os números 1 e 3, e têm como função dar estabilidade no scrum e terem força suficiente para levantar os saltadores quando é um lançamento de linha lateral.

Hooker

Donos da camisa nº2, estes só têm apenas duas funções durante o jogo. Ser ele que obtém a posse de bola no scrum e mandar a bola quando é o lançamento lateral.

Segundas-Linhas

Usam a camisa de número 4 e 5. Os Segundas-Linhas são responsáveis por obterem a bola nos inícios, reinícios e laterais durante o jogo. É dele também a responsabilidade do movimento para frente no scrum, ruck e mauls gerando plataformas de ataque.

Asas

Os Asas ou Wings, são os jogadores com o número 6 e 7 e têm como função ganhar a bola quando ela acaba perdida no chão, tendo eles que ter alguma velocidade e força fisica sufeciente no tackle para ganhar as disputas.

Oitavo

Usa a camisa de número 8. O oitavo deve assegurar a posse na base do scrum, carregar a bola no jogo aberto e providenciar a ligação entre os forwards e os três quartos nas fases de ataque defendendo agressivamente.

Medio Scrum

Usa a camisa de número 9. É o responsável pela ligação entre os forwards e os três-quartos nos scrums, alinhamentos laterais e jogo aberto. É o jogador que toma as decisões da equipe. Ele avalia e decide se é melhor distribuir uma bola rapidamente para os três-quartos ou mantê-la próxima aos forwards.

Abertura

Este é o detentor da camisa 10, sendo ele que lidera a sua equipa e define como vai ser a jogada após receber a bola do número 9, podendo ele chutar, passar ou tentar romper a linha da defesa. Quanto melhor e mais rapida for o seu poder de decisão, mais este jogador será valorizado.

Centros

Com a camisa numero 12 e 13, eles são os jogadores que mais jogam e estão em ação no jogo, já que tanto defendem como atacam.

Na defesa eles são responsaveis por intercetar os jogadores que estão a atacar e no ataque eles têm como finalidade levar a bola o mais para a frente possivel indo numa corrida e rompendo á força pelos adversários.

Pontas

Estes usam os números 11 e 14 e são um pouco como os centrais mas defendem menos, apesar de também o terem de fazer, e em vez de romperem á força, tentam usar a sua velocidade (normalmente são jogadores bastante velozes) para avançar no campo e até tentar conseguir um ensaio (ou try).

Leia Mais >  Tudo sobre Canoagem [História, Regras, ...]

Full Back

O último jogador, o número 15, é também o último defesa da equipa, sendo que ele deve ser um jogador com confiança e habilidade suficiente para agarrar as bolas que são chutadas de longe, chutar para longe em momento de aperto e ter força suficiente para fazer um tackle agressivo contra o avançado da equipa adversária.

rugby

Jogadas e Momentos no Rugby

Cada parte começa por um jogador da equipa que esta a iniciar fazer um chute da linha central para o lado do adversário do campo, tendo os jogadores da equipa adversária que estar posicionados a pelo menos 10 metros de distante e a bola tem que percorrer esses 10 metros o mínimo
ou será considerada uma infração.

Jogadas

– Passe

Quando um jogador tem a posse de bola, pode passar á vontade para um companheiro de equipa, tendo que passar obrigatoriamente para o lado ou para trás, e nunca para a frente.

– Knock-on

Quando um jogador que tenha a bola a deixa cair e ela toca no solo em direção ao campo adversário ou apenas lhe por lhe tocar, é assinalada uma infração, a qual é punida com um scrum para a equipa adversária e assim a posse de bola é perdida.

– Chute

Esta é a única forma de poder fazer alguma espécie de lançamento na direção do campo adversário, sendo um opção a passar ou a correr com a bola. qualquer jogador da sua equipe na frente da bola no momento do chute está fora de jogo até que se retirem para trás do chutador.

– Offside

Um jogador é considerado em posição de offside (impedimento) quando o mesmo estiver a frente do que seu companheiro que porta a bola, ou que a tenha jogado por último. Estar em offside não é considerado uma infração, mas um atleta em impedimento não pode participar de nenhuma ação até que retorne a uma posição de jogo novamente. Se um jogador que estiver fora de jogo toma parte das ações, ele pode ser penalizado.

– Lançamento Lateral

Um lançamento lateral é efetuado quando a bola saí pela linha lateral. Cada equipa forma uma linha de jogadores, e depois de efetuado o lançamento cada equipa tenta ser ela a recuperar a bola. O lançamento deve ser feito a direito e os saltadores podem se apoiar em outros jogadores de forma a conseguirem apanhar os lançamentos mais altos. Quando estão no ar, eles nâo podem ser vitimas de tackle ou qualquer distúrbio como puxão ou empurrão.

Jogadas de Contato

Como o Rubgy é um desporto de extremo contato, também existem várias jogadas que consistem no contato, sendo normalmente defensivas.

– Tackle

O tackle consiste quando um ou mais jogadores investem contra o jogador adversário que é portador da bola, fazendo-o tocar com os joelhos no chão, sentar-se ou deitar-se, sendo que para continuar deve libertar de imediato a bola e o jogador que efetuou o tackle se afastar para que outros jogadores possam recuperar a bola.

rugby-tackle

– Ruck

O ruck é formado se a bola estiver no solo e um ou mais atletas de ambas as equipes que estejam em pé entrem em contato ao redor da bola. Neste caso, os jogadores não podem usar as mãos para manusear a bola no ruck. Eles devem utilizar os pés para mover a bola no ruck e podem empurrar os adversários para além da bola de maneira que ela emerja após o último pé e possa ser jogada com as mãos.

Leia Mais >  Tudo Sobre Boxe [História, Regras, ...]

– Maul

Um Maul ocorre quando o portador da bola é seguro por um ou mais jogadores adversários e um ou mais jogadores da sua equipe entram em contato com ele. A bola não pode estar em contato com o solo. A equipe de posse da bola pode tentar ganhar território empurrando os seus adversários em direção à linha de in-goal adversária. A bola pode ser passada para trás entre os atletas no maul e, eventualmente, passada para outro jogador que não esteja participando do maul, ou então, um jogador pode deixar o maul portando a bola e correr com ela.

– Scrum

O scrum serve para iniciar de novo o jogo após uma interrupção do jogo por uma infração leve ou porque não pode ser continuada através do ruck ou do maul.

São formadas duas linhas de jogadores em formação e a bola é colocada no centro deles por um jogador. Após lançada, o Hooker de cada equipa tem como função tentar jogar a bola para trás com os pés para um companheiro de equipa. Normalmente quem ganha a posse de bola é a equipa que fez o lançamento da bola, porque o Hooker e o jogador que lançou a bola conseguem se sincronizar.

Pontuação

Existem várias formas de marcar pontos e também cada forma dá diferente número de pontos. Vamos ver uma a uma agora.

 – Try/Ensaio (5 pontos)

Um try é marcado quando a bola é apoiada contra o solo na área além da linha de in-goal dos adversários. Um try de penalidade pode ser marcado se um jogador tivesse marcado o try, mas foi impedido por uma penalidade do adversário.

– Conversão (2 pontos)

Depois de marcado um try, a equipa pode tentar fazer uma conversão, que consiste em chutar a bola e tentar fazer com que ela passe entre os postes e por cima do travessão, sendo o local do chute em linha com o sitio onde foi feito o try.

  – Penalidade (3 pontos)

A penalidade pode ser efetuada se for concedida depois de sofrer uma infração. O jogador tem que fazer o chute normal entre os postes e por cima do travessão.

– Drop Goal (3 pontos)

É quando o jogador esta com a bola durante o jogo e decide tentar chutar a bola entre os postes, deixando-a cair, e após tocar o solo dar o chute.

rugby-tackle-2

Árbitros

Os árbitros são três no total, havendo um árbitro principal e dois juízes de linha (igual ao futebol).

O árbitro principal é responsável por todas as sanções e marcar infrações quando alguma equipa as comete. Deve sempre ser ele a liderar e controlar o desenrolar do jogo.

Os juízes de linha ajudam o árbitro principal, essencialmente dizendo se a bola ou o jogador ultrapassou a linha lateral e também se a bola foi dentro do H.

rugby-chute

Punições

Como em muitos desportos, o Rugby tem também um cartão amarelo e um vermelho para sancionar os jogadores que fazem infrações mais graves.

O cartão amarelo funciona como advertência e o jogador fica impedido de jogar por 10 minutos.

O cartão vermelho é aplicado ou quando á uma acumulação de dois amarelos ou quando o jogador comete uma infração bastante grave, o que acaba por resultar na sua expulsão.

Mais Artigos Relacionados

Diferenças entre Rugby e Futebol Americano

Links Uteis

http://www.worldrugby.org/
http://www.fpr.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *