Tudo sobre Savate (Boxe Francês)

O Savate (ou Boxe Francês) é uma arte marcial francesa que começou como lutas de rua em Paris e que acabou por se desenvolver em um esporte.

Tabela de Conteúdo

História do Savate

O Savate teve a sua origem em França como já disse, no século XVIII, o qual se começou a desenvolver com na altura das colonizações e por isso o equilíbrio foi uma grande base desde o inicio devido a ser praticado em barcos.

No inicio era um esporte onde se usava apenas as pernas e também se utilizam golpes de mão aberta.

As mãos na altura serviam para muito pouco ataque, por isso acabava por ser considerado parecido com a Capoeira já que as mãos eram mais utilizadas para ataque.

Em 1845, um lutador de Savate foi combater com um lutador de boxe inglês chamado de Owen Swift, o qual acabou por derrotar o lutador de Savate completamente.

Foi a partir daí que começou a evoluir e acabou por começar a incorporar os punhos no combate, sendo que começou a ser chamado de Boxe Francês.

savate

Savate nos Jogos Olímpicos

Um dos grandes BOOM’s em popularidade no Savate foi quando em 1924 foi incluído como esporte de exibição (os Jogos Olímpicos foram em Paris) o qual fez com que o mundo conhecesse o Savate.

Equipamentos para Savate

O Boxe Francês é constituído por equipamentos únicos e característicos.

Utilizam-se luvas de boxe, sapatos de combate específicos e também uma vestimenta particular chamada de “integral” que é parecida com um fato macaco.

savate-feminino

Graduação

A graduação no Boxe Frânces existe e é hierárquica, sendo usadas cores para representar, sendo elas: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata.

Essa graduação esta na parte lateral esquerda do “integral”.

Competição

A competição é repartida em 3 categorias:

  • Assalto: Esta variante é mais praticada por crianças por não ter risco de se magoar.Aqui pode haver contato, mas é apenas isso. Ganha quem fizer mais técnicas e da melhor maneira, sendo atribuído pontos por isso e vence quem acabar com mais pontos.
  • Pre-contato: Aqui os participantes já vão lutar normalmente a tentar subjugar o adversário e deixa-lo fora do combate, mas são utilizadas diversas proteções, tais como capacete, joelheira e caneleiras.
  • Contato: O objetivo e a forma de lutar é igual á anterior, apenas não utiliza aquelas proteções que são obrigatórias no pre-contato, sendo apenas utilizada uma proteção bocal e outra nas virilhas.
Leia Mais >  Tudo Sobre Judo [História, Regras, ...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *