Tudo sobre Ténis [História, Regras, …]

O ténis é um esporte que pode ser jogado individualmente ou em duplas, sendo que o campo também sofre alterações consoante o número de jogadores.

É um desporto bastante emblemático que é reconhecido por todo o mundo e existem nomes como Roger Federer ou Rafael Nadal que mesmo quem não conhece ou acompanha o desporto provavelmente já ouviu falar deles.

História do Ténis

O jogo de ténis moderno é associado a Inglaterra, e de fato foi este país que começou a elevar este deporto a novos públicos e a torna-lo tão popular como é hoje, sendo prova disso o torneio de Wimbledon, que é o Torneio mais antigo do mundo, realizando-se em Londres desde 1877.

O ténis atualmente é um desporto olímpico, sendo desde 1988, em Seul, mas este esporte já tinha sido uma modalidade olímpica anteriormente e ainda durante vários anos mas acabou por ser removida, até porque ainda não havia regras tão fixas e abrangentes em todos os lados. A Federação Internacional das Regras de Ténis resolveu essa situação em 1924, e essa foi uma das razões para o desporto começar a evoluir mais e o surgimento de cada vez mais clubes.

tenis-jogo-1

Como Jogar Ténis

Como já foi dito, o ténis pode ser jogado individualmente ou em duplas.

O objetivo é mandar a bola para o outro lado, sendo que ela deve quicar dentro do campo adversário e sempre fazer assim até que um jogador não alcance a bola ou acabe por cometer um erro.

O jogo de ténis é composto por 3 sets, sendo que vence o jogo quem conseguir vencer primeiro 2 sets.

Os sets são compostos por jogos/games, e o objetivo é chegar primeiro a 6 jogos. Para o set acabar tem de haver pelo menos uma diferença de 2 jogos entre jogadores. Se ficar 6/6 em jogos, vai ter de ser disputado um tie-break, que funciona como um jogo extra, e quem conseguir ganhar esse jogo e alcançar primeiro o 7º jogo, ganha o set.

Os jogos são pontuados da seguinte forma: 15, 30, 40. Cada vez que o jogador ganha uma jogada, o jogador vai ganhando 15, depois vai para 30, … até que depois dos 40, se ganhar mais uma jogada ganha o game se tiver uma vantagem de 2 jogadas. Se ficar 40/40 por exemplo, se chama de deuce cada vez que ficarem empatados e o game só acaba quando um deles alcançar uma vantagem de 2 jogadas.

Leia Mais >  Futebol Americano Posições - Conheça já Todas Elas

tenis-bloqueio

Campo/Quadra de Ténis

O ténis é jogado num campo de forma retangular, sendo que as duas medidas variam se for jogado individualmente ou em pares, tornando-o assim mais largo.

A quadra tem 23,77 metros de comprimento e em largura tem 8,23 metros para singulares e cerca de 10,97 metros para duplas. Em volta da quadra também é preciso algum espaço extra para os jogadores conseguirem alcançar as bolas.

O campo é dividido em dois por uma rede, a qual nas extremidades mede cerca de 1,07 metros e no centro mede 91,4 centímetros. É dividido também por diferentes linhas sendo que as laterais e a de fundo delimitam o campo, de depois tem um espaço de 6,4 metros a partir da rede para cada lado dela, o qual depois é dividido em dois, que é chamado de área de serviço. Essa zona serve de referencia para onde a bola tem de quicar no serviço do jogador adversário.

tenis-quadra

A sua superfície também pode mudar bastante, existindo 3 variações principais para a mesma.

Argila / Terra Batida

Esta variação do solo é composta por saibro, argila, pó de tijolo, entre outras coisas, sendo chamada de terra batida, e é o piso mais lento, tanto para os jogadores correrem como para a bola quando quica no chão.

Se você é daqueles jogadores que se apoia muito na sua velocidade ou que tem um golpe absolutamente rápido e forte, este piso não é o melhor para si-

Hardcourt

Hardcourt, ou piso duro, já é mais rápido que o anterior e pode ser feito de diferentes materiais como cimento, tartan, asfalto ou até madeira.Torneios como o Australian Open ou o U.S. Open são disputados neste tipo de solo.

Grama

Definitivamente o tipo de quadra com um jogo mais rápido, sendo que oferece pouco atrito e assim a bola viaja mais rápido. Também pode possuir pequenas irregularidades por causa do corte da grama que apesar de pequenas, podem fazer alguma diferença na direção da bola. O torneio de Wimbledon é jogado em gramado/relvado.

tenis-jogo

Equipamentos

Os equipamentos para praticar ténis são bem básicos. Em termos de vestuário, não existe uma regra que uniformize o que deve vestir, sendo que cada jogador costuma usar roupas de formato semelhante que atrapalhem a sua deslocação o mínimo possível. O resto, sobre só a raquete e a bola.

Leia Mais >  No Tênis de Mesa o Saque tem que ser Cruzado?

Raquete

A raquete deve ser de superfície plana, formada com cordas horizontais e verticais se cruzando, sendo que o encordamento tem de ser uniforme.

Em termos de dimensões, não deve exceder os 73,7 centímetros de comprimento e 31,7 centímetros de largura. A raquete não deve conter nada que altere o desempenho do jogador, como por exemplo algo que mude a distribuição de peso da raquete.

tenis-raqueta

Bola

Normalmente é amarela, superfície externa uniforme, não podendo haver costuras visíveis. Deve ter um diâmetro entre 6,35 e 6,67 centímetros e ter um peso entre 56,7 e 58,5 gramas.
tenis-bola

Juizes

Em uma partida de ténis há no total cerca de 12 juízes divididos em Juiz de cadeira, juiz de rede, juízes de linha laterais e central, juízes de serviço e juízes de saque. Abaixo, você verá quem é cada um deles e quais as suas funções. Observe a figura acima com as explicações abaixo.

Juiz de cadeira: É responsável por comandar a partida. Ele anuncia o placar e tem o poder de reverter as decisões dos demais árbitros. Aplica penalizações, como advertência, perda de ponto e suspensão.

Juiz de rede: Fiscaliza se a bola toca ou não na rede durante um saque. Um dispositivo electrónico pode auxiliá-lo.

Juiz de saque: São dois em quadra. São responsáveis por cuidar se o saque dado pelo tenista adversário não saiu da linha de saque.

Juiz de serviço: São dois. Observam se o atleta não pisa na linha na hora do saque.

Juízes de linha: São quatros os juízes de linha, dois de cada lado da quadra. Eles são responsáveis por identificar se o saque entrou ou não na área de serviço e orientam o juiz de cadeira em relação as faltas.

Juiz central de linha: São dois também. Observam se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque.

Juiz de fundo de quadra: Ele pode suspender o jogo por causa do mau tempo, por exemplo. Além disso, pode desclassificar um atleta por conduta antidesportiva.

Pegador de bola: É o responsável por apanhar as bolas na quadra e alcança-las aos tenistas.

Leia Mais >  Tudo sobre Basquetebol [História, Regras, ...]

Torneios

No ténis existe varias categorias de torneios, sendo elas separadas por número de pontos para o ranking ATP dos tenistas mundialmente.

Os principais torneios de ténis são chamado de “Grand Slam” e é composto por 4 torneios (Rolland Garros, Wimbledon, US Open, Australian Open), sendo o objetivo de todos os tenistas ganharem estes torneios, sendo o pico como tenista, realizando-se todos os anos.

Curiosidade: O tenista Roger Federer é o atualmente o tenista com mais torneios do Grand Slam conquistados, contando com 17 titulos.

Existem outras categorias, como o Masters 1000, ou os Masters 500 e 250, tendo eles estes nomes devido ao numero de pontos que dão ao vencedor do torneio no ranking.

tenis-bolas

Termos utilizados no Ténis

(Ace/Ás) – Quando um jogador faz um serviço que o adversário não conseguiu sequer responder;
(Approach/Aproximação) – É quando o jogador faz o movimento de chegar perto da rede para tentar fechar a jogada diminuindo a amplitude da jogada adversária.
Backhand – Batida com as costas da mão virada para a frente (acontece quando esta a bater no lado contrario ao seu dominante);
Break – Ganhar o game que adversário tem o serviço;
Break Point – Quando o jogador esta a um ponto de ganhar o game quando o jogador adversário esta a servir.
Drive – Golpe do fundo do campo;
Amortie – Quando o jogador dá um efeito de spin na bola de forma a jogar de forma curta e perto da rede;
Falta – Quando o jogador não faz um serviço valido. Se fizer duas faltas consecutivas, é castigado com um ponto para o adversário.
Forehand – É quando dá um golpe com a palma da mão virada para a frente (oposto da backhand)
Net – Quando no serviço a bola bate na rede e cai no campo do adversário, sendo que tem de se repetir e não conta como falta;
Lob – Jogada em balão para o fundo da quadra;
Passing Shot – Mandar um golpe longo para passar por cima do adversário e cair nas costas dele;
Advantage – Ponto de vantagem quando estavam empatados, por exemplo estavam 40/40, e o jogador marcou um ponto, ficando assim com a vantagem, faltando só um ponto para ganhar o game;

Links Úteis

http://tenisnews.band.uol.com.br/

1 Comment
  1. amanda
    21 maio, 2018

    poderia fazer uma conclusão para mim? agradecida

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *