Tenis de Mesa [História, Regras, …]

O Ténis de Mesa é o desporto com bola mais rápido do mundo, sendo que a bola chega a alcançar velocidades incríveis, especialmente devido à capacidade de conseguir lhe aplicar uma rotação considerável.

Nos dias de hoje, este é um esporte que tem uma boa dominância por parte dos Asiáticos, com especial destaque para os chineses.

Ping Pong ou Ténis de Mesa?

Acredito que você provavelmente chama de ping pong e não ténis de mesa. Não sei se você sabia, mas existe uma diferença entre eles…

O ping pong é o termo usado quando você só pratica para se divertir, como uma brincadeira, enquanto ténis de mesa é usado para definir quem compete e o pratica sendo um desporto.

ping-pong-jogo

História do Ténis de Mesa

A história do ténis de mesa tem inicio na Inglaterra, no século XIX, sendo este uma maneira de jogar ténis num espaço fechado. No inicio usavam-se livros como rede, e com as mãos batia-se numa bola ou tampa de um lado para o outro.

Com o crescimento de popularidade desta atividade, uma empresa de brinquedos pegou na ideia e desenvolveu raquetes de madeira para jogar. Estas faziam muito barulho e dai vem o nome de “ping pong”.

Mais tarde uma empresa inglesa chamada J. Jaques registou a marca e a partir daí os outros fabricantes começaram a chamar ténis de mesa.

Com o passar do tempo, os equipamentos foram mudando e a popularidade do esporte foi sempre aumentando pelo mundo fora. Atualmente estima-se que pelo menos cerca de 300 milhões de pessoas jogam ping pong como forma recreativa.

Desde 1988 que o Ténis de Mesa é um uma modalidade Olímpica, tendo sido este realizado em Seul.

tenis-mesa-jogo-2

Jogo de Ténis de Mesa

O jogo de Ténis de Mesa é disputado por sets, sendo o seu número definido pela organização do evento, podendo ter 3,5 ou 7 sets e vence o jogador que alcançar mais de metade dos sets primeiro.

Para vencer o set, um jogador tem que alcançar os 11 pontos, sendo que o set só acaba se houver uma diferença de 2 pontos entre os jogadores (se tiverem 10×10, o jogo só acaba se ficar 12×10 ou assim sucessivamente).

Cada jogada começa pelo serviço e o objetivo é fazer com que no decorrer da jogada a bola bata no campo do adversário e ele não a conseguia devolver da mesma maneira.

tenis-mesa-partida

Como Jogar e Regras do Ténis de Mesa

Serviço

As regras do ténis de mesa dizem que o serviço deve começar com pousar a bola na sua palma da mão aberta virada para cima para que o árbitro e o adversário vejam a bola e aí fazer um lançamento para cima de pelo menos 16cm e quando a bola estiver a cair você fazer o serviço, fazendo ele quicar no seu lado da mesa e depois no do adversário.

Num jogo de duplas, o serviço tem que ser cruzado e feito do seu lado direito para o lado direito do adversário.

Se a bola tocar na rede e passar para o lado do adversário, tocando no campo dele, é considerado net, e esse serviço foi invalido, não contando ponto para ninguém. O número de lançamentos inválidos são ilimitados, podendo ele fazer até que o lançamento seja válido ou que falhe em marcar.

tenis-mesa-servico

Técnicas do Ténis de Mesa

Uma das grandes particularidades deste esporte é que se consegue dar um spin muito grande na bola e assim conseguir se alcançar um número muito diferente de efeitos e velocidades, o que obriga a utilização de muita estratégia durante uma partida. Vamos ver quais são os spins mais utilizados:

Cato: Este efeito faz que a bola ao girar “fuja” do seu adversário de volta para si, sendo que esta não quica tão para a frente como o normal e assim obrigado o adversário não conseguir pôr força na bola e ela acabar por parar na rede.

TopSpin: Se quer uma maneira de combater o Cato, esta é a forma. O Topspin é feito com um movimento ascendente rápido e forte quando você esta fora da mesa, desde o joelho até à testa, o qual faz a bola girar para a frente e assim o quique seja mais rápido e forte, dificultando assim o bloqueio do adversário.

Driver: O Driver é parecido com o Topspin mas o movimento é mais curto, conferindo-lhe assim mais velocidade numa batida mais compacta e na maioria das ocasiões, com o objetivo de desequilibrar o adversário, fazendo-o bloquear esse Driver e assim abrir espaços para finalizar o ponto.

Over-Driver: Poucas vezes usado, até porque é de difícil execução, é fazer um Driver em resposta a um Driver. A bola já vem com efeito e muita velocidade e você tenta fazer o mesmo efeito, dobrando assim a sua velocidade. Como foi dito, é de difícil realização mas quando feito corretamente é extremamente eficaz.

Equipamentos

Mesa

Esta pode ser feita de qualquer material, desde que seja sólida e de superfície plana e lisa, sendo que ela deve fazer um quique de 23cm quando a bola e lançada de uma altura de 30cm.

As medidas para a mesa devem ser de 2,74 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 0,76 metros de altura.

O tampo também deve ser pintado com uma cor escura e fosca para não refletir muito a luz e ser fácil de identificar a posição da bola. As linhas devem ser brancas, cobrindo as extremidades e dividindo o campo em 2, usando a sua largura como referência, com uma linha de 3mm para separar os lados dos serviços nos jogos a pares.

tenis-mesa

Rede

A rede para a mesa de ténis de mesa deve ser uma rede entrelaçada, deve ter 15,25cm de altura e essa mesma distância para fora da mesa em cada um dos lados. O fundo da rede deve estar sempre em contacto com o tampo da mesa.

tenis-mesa-rede

Bola

A bola usada em ping pong ou ténis de mesa é feita de celulóide ou um plástico semelhante, pesando cerca de 2,74 gramas e com um diâmetro de 40mm.

Fato interessante: As bolas antes do ano 2000 tinham cerca de 38mm, as quais foram enquanto substituídas pelas de 40mm nos Jogos Olímpicos de Sidney, com o objetivo de aumentar a sua resistência ao ar e tirar velocidade ao jogo para que os espetadores vissem melhor o jogo e assim aumentar a sua popularidade.

tenis-mesa-bola

Raquete

A raquete do ténis de mesa pode ser de vários tamanhos, formas e pesos. No entanto devem ser constituídas em 85% de madeira natural. A lâmina da raquete pode ser reforçada com uma camada de adesivos misturados a materiais fibrosos, como fibras de carbono, fibras de vidro ou papel prensado.

tenis-mesa-raquete

A espessura de cada uma destas lâminas não pode ser superior a 7,5% da espessura total ou 0,35 milímetros, prevalecendo o menor valor.

As cores de cada um dos lados devem ser vermelho vivo e preto, mesmo que algum dos lados não tenha revestimento de borracha.

Mais Artigos Relacionados

Como Fazer uma Mesa de Ping Pong
No Tênis de Mesa o Saque tem que ser Cruzado?
Ténis de Mesa Paralímpico [História, Regras, …]

Links Úteis

http://www.ittf.com/
http://www.cbtm.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *