Tudo sobre Canoagem [História, Regras, …]

A canoagem deve ser das atividades mais antigas que existem como pode imaginar. Caraterizasse muito pela liberdade e facilidade de poder andar pelos rios, e mais recentemente até pelos mares, de forma barata e ao mesmo tempo divertida.

Estas foram algumas das razões para que a canoagem começasse a se expandir e ganhar cada vez mais popularidade até que eventualmente evoluiu para um esporte e agora é praticado por milhares e milhões de pessoas pelo mundo, profissionalmente ou só de forma recreativa.

História da Canoagem

Esta não tem muito que se lhe diga. Como já referimos, á milhares de anos que as pessoas constroem algum tipo de pequena embarcação para navegar em rios pelos mais variadíssimos motivos.

A canoagem de velocidade é uma modalidade Olímpica desde 1932, sendo posteriormente adicionada também a Canoagem Slalom em 1972, a qual depois disso passou 6 edições dos Jogos sem aparecer e depois disso apareceu em todos os Jogos.

canoagem

Tipos de Canoagem

Este esporte tem muitas variantes que foram surgindo ao longo dos anos, a maioria numa forma de ir personalizando e aumentando certos aspetos dos quais gostavam mais na canoagem (um pouco como aconteceu no ciclismo).

Vamos agora listar as variantes mais populares e explicar cada uma delas.

Canoagem de Velocidade

A canoagem de velocidade ou canoagem sprint, é a variante mais antiga da canoagem, mas também é uma das menos conhecidas (tendo como razão não ser tão entusiasta como outras variantes).

Esta é praticada em leitos de rio ou canais feitos artificialmente com comprimento de 2000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, divido em 9 raias ou pistas. O objetivo é chegar o mais rapidamente possível á meta, fazendo primeiro que todos os outros.

A canoagem pode ser praticada com canoas ou com caiaques. A sua maior diferença a olho nu é a forma como os canoístas estão e o remo que usam.

Na canoagem de sprint, os canoístas com canoas estão com um joelho apoiado na canoa e a outra perna num angulo de 90 graus á frente e usam um remo com apenas uma pá.

Já em caiaques, os canoístas estão sentados com as pernas esticadas e usam um remo de duas pás, alternando assim as pás para avançar (direita/esquerda).

Os caiaques são denominados com a letra K, existindo os K1, K2 e K4, sendo que o número corresponde ao número de competidores na mesma embarcação.

As canoas são denominadas com a letra C e também existem as mesmas categorias.

Nos Jogos Olímpicos, as provas masculinas são de 200 e 1000 metros e nas femininas são 200 e 500 metros.

Canoagem de Slalom

Em direção oposta á canoagem de sprint, a canoagem de slalom é a mais popular de todas as variantes.

Esta é competida também em leitos de rios e canais artificias e tem a caraterística de serem a descer o rio e com fortes correntes. Cada prova tem entre 18 a 25 portas (compostas por 2 postes suspensos) e têm 2 cores possíveis. Os verdes indicam que devem passar a favor da corrente, os vermelhos devem passar contra a corrente.

Se tocar nos postes com a embarcação, o corpo ou o remo, então é penalizado em 2 segundos. Se for mais grave e você não fizer o que as portas indicam, ignorar uma porta, etc… tem uma penalização de 50 segundos. Ganha quem fizer o percurso em menos tempo já com as penalizações.

Normalmente as provas contam com duas rondas onde o tempo válido é o que o competidor fez de menor.

A canoagem de slalom também pode ser competida com caiaques ou canoas, sendo que a única diferença para a de sprint é que nas canoas os atletas vão com as duas pernas de joelhos.

canoagem-slalom

As canoas/caiaques individuais medem cerca de 3,50 metros de comprimento e pesam entre 9 e 10 quilos. Já as canoas de pares medem 4,10 metros de comprimento e pesam cerca de 15 kilos.

Nesta variante, nos jogos só existem as categorias C1, K1 e C2.

Freestyle

Esta é uma variante bastante recente, a qual já foi aprovada pela Federação Internacional de Canoagem em 2004 e consiste em fazer manobras e acrobacias em ondas e correntes fabricadas em rios durante 40 segundos e o objetivo é ganhar o maior número de pontos efetuando as manobras. Os pontos já estão todos tabelados consoante as manobras que executa.

canoagem-freestyle

Canoagem de Maratona

A prova consiste em fazer uma longa corrida (normalmente com mais de 15km) e chegar primeiro que todos os outros.

Aqui as regras são um pouco mais flexíveis, no ponto em que não existe uma extensão certa para todas as corridas e o sitio onde o praticam também pode variar muito, desde grandes leitos de rios, a passar por rápidos, por cima de rochas ou até em mar aberto, dependendo muito da prova em si.

Também deve estar preparado para andar em terra com a sua canoa caso necessário para ir de um sitio com água para o outro.

As categorias existentes aqui são:

  • Homens: K1, K2, K4, C1 e C2
  • Mulheres: K1 e K2
  • Mistos: K2 e C2

canoagem-maratona

Kayaksurf

Esta variante tem vários tipos de designs de caiaques, sendo eles otimizados para surfar nas ondas da praia e oferecer ao canoísta uma melhor capacidade de manobrar o caiaque e fazer manobras.

Ela surgiu com os nadadores salvadores da África do Sul e da Austrália a usarem caiaques no mar para chegarem mais depressa aos lugares que desejavam e então a moda pegou e começou a popularizar.

Atualmente é feito um Campeonato Mundial de Kayaksurf de 2 em 2 anos existindo várias categorias, no qual diferem os caiaques em tamanho e algumas formas.

kayaksufing

Caiaque Polo

É uma mistura de Polo Aquático usando caiaques. Cada equipa é formada por 5 canoístas e estes competem numa piscina de 30 metros de comprimento por 20 metros de largura e os caiaques medem no máximo 3 metros.

O objetivo é marcar o maior número de pontos possível metendo a bola na “baliza” do adversário que esta suspensa no ar a 2 metros do nível da água e tem 1×1,5 metros em dimensão.

Cada jogador só pode ter a bola na mão por 5 segundos, podendo passar para um companheiro ou tentar marcar. Os canoístas podem usar os remos para defesa e para transportar a bola, mas este não deve tocar na bola enquanto o estiver a fazer.

caiaque-polo

Existem outras variantes, mas estas são as principais. Se ficou com alguma dúvida ou quer partilhar a sua experiência, não hesite em deixar nos comentários.

Links Úteis

www.canoagem.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *