Tudo sobre Goalball [História, Regras, …]

goalball-1

O Goalball ou Golbol (em português) é uma esporte paralímpico feito para ser jogado por pessoas com deficiência visual, a qual as deixou sem visão totalmente ou visão parcial.

História do Goalball

Como a grande maioria dos esportes paralímpicos, este também surgiu com o objetivo de integrar melhor as pessoas com falta de visão, especialmente os soldados que tinham voltado sem visão da 2ª Guerra Mundial.

O goalball foi desenvolvido em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e o alemão Sep Reindle, no qual o jogo consistia em lançar uma bola pelo chão e marcar um gol na baliza adversária.

As regras deste esporte pouco mudaram com o passar do tempo, existindo apenas pequenas alterações.

Em 1976 teve a sua primeira aparição nos Jogos Paralímpicos, aqui ainda como esporte de exibição (sem medalhas) e a partir daí tornou-se oficialmente uma modalidade paralímpica até aos dias de hoje.

goalball-jogo

Jogo de Goalball

O jogo de goalball divide-se em 2 partes, cada uma com 10 minutos de duração, tendo um intervalo de 3 minutos pelo meio.

Ganha quem no final desse período de tempo tiver marcado mais golos. Se tiverem empatados joga-se um prolongamento de 6 minutos divididos em 3 minutos cada parte, vencendo quem marcar primeiro.

Se ainda assim o jogo não tiver ficado decidido então vai para a decisão nos lances livres.

Quadra de Goalball

A quadra de goalball tem de medidas 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, sendo esta dividida em 3 zonas distintas:

  • Zona de ataque;
  • Zona neutra;
  • Zona de defesa;

Estas zonas servem para assinalar onde fazer o quê. Todas elas têm diversas marcações com fita de 5 centímetros de largura para que os jogadores se consigam orientar melhor.

Por baixo destas linhas e marcações está um cordel que dá relevo a essas linhas.

A zona de defesa e a zona de ataque medem ambas 9 metros de largura por 3 metros de profundidade enquanto a zona neutra possui 6 metros de profundidade.

As balizas para este esporte possuem de medidas 9 metros de comprimento por 1,3 metros de largura, sendo ainda bastante rígidas e robustas.

goalball-quadra

Equipamentos de Goalball

Vamos agora ver alguns dos equipamentos necessários para a prática do golbol:

– Bola

Esta tem uma dimensão semelhante á bola de basquetebol, mas é mais pesada, tendo cerca de 1,250 kg, não tem câmara de ar o que faz com que a bola não salte tanto.

As carateristicas únicas sãos os pequenos guizos no interior para se fazer ouvir o movimento da bola e possuir 8 pequenos buracos que fazem com que o som se oiça melhor ao bater no chão ou ao rolar da bola.

goalball-bola

– Vendas

Apesar de serem cegos, nem todos possuem cegueira total. Para dar mais justiça ao esporte e puderem todos jogar juntos é usada uma venda para que todos estejam em pé de igualdade.

Substituições e Pedidos de Tempo

Atualmente podem ser feitas 4 substituições durante o jogo, sendo que obrigatoriamente uma delas seja feita no primeiro tempo. Se isso não acontecer então diminui para 3.

Já os pedidos de tempo, cada equipa tem direito a 3 por partida, tendo elas uma duração de 45 segundos.

Se o jogo for para prolongamento fica com direito a 1 pedido de tempo nesse mesmo prolongamento.

goalball

Árbitros e Staff

Existem muitos árbitros e restante apoio num jogo de golbol, sendo eles:

2 árbitros, os quais estão responsáveis por todas as decisões sobre o jogo e controlam o desenrolar do mesmo.

2 cronometristas, sendo um responsável por controlar o tempo de jogo e dos intervalos, enquanto o segundo é o que controla o tempo para o ataque de cada equipa (10 segundos) e também os pedidos de tempo solicitados pelos treinadores.

2 anotadores, os quais têm diferentes funções. O primeiro anota o numero de golos feitos e elabora a ata da partida e o outro controla o numero de lançamentos efetuados por cada equipa.

4 Juízes de linha, os quais estão cada um numa extremidade de uma das balizas e têm como função assinalar imediatamente quando a bola sai do campo e também quando os golos são marcados.

goalball-2

Algumas Regras e Infrações

Vamos mostrar algumas das regras do goalball, as quais correspondem a algum tipo de infração:

  • Se o lançador lançar a bola antes do permitido, a bola vai para a posse do adversário;
  • Se ao tentar passar a bola para um colega de equipa esta acabar por sair pela linha lateral, a bola vai para o adversário;
  • Se a bola passar para lá da linha central quando o jogador defender a bola ou bater no poste, então vai para o adversário;
  • Entre outras…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *