Tudo sobre Halterofilismo [História, Regras, …]

O halterofilismo ou levantamento de peso, como o nome já indica baseia-se no ato de levantar pesos, tendo como objetivo levantar o maior peso possível, seguindo algumas regras. Vamos ver tudo o que constitui este esporte.

História do Halterofilismo

O ato de levantar pesos já existe á milhares de anos. Quase desde sempre o homem teve a necessidade de testar a sua força e provar que era mais forte que o outro, existindo gravuras disso por todas as civilizações antigas.

As primeiras competições de halterofilismo começaram a surgir no final do século XIX, sendo que em 1891 foi realizado o primeiro Campeonato do Mundo de Halterofilismo, aqui ainda só contava com 6 atletas.

Foi um dos esportes que figurou na primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos em Atenas, mas na edição seguinte saiu, e depois entrou e saiu, até que ganhou o seu lugar fixo em 1920.

O número de variantes foi crescendo conforme os anos, sendo que foi inserido o arranque com uma mão, com duas, desenvolvimento com uma mão e duas e mais tarde o arremesso.

Atualmente o desenvolvimento já deixou de se praticar, muito devido á semelhança com o arremesso.

Em 2000 as mulheres começaram também a participar nos Jogos Olímpicos.

Primeiramente os atletas que se destacavam eram os da Europa Central, depois foi os Estados Unidos, passando por um período de 40 anos onde a União Soviética e os países do Leste da Europa dominaram completamente e agora atualmente os países do Extremo Oriente é que dominam, sendo a China o principal.

halterofilismo-feminino

Variações do Halterofilismo

Atualmente as competições de levantamento de pesos são feitas seguindo três variantes:

Arranque

O arranco é a primeira prova da competição e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo.

A barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador.

Leia Mais >  Tudo Sobre Ciclismo Paralímpico [História, Regras, ...]

É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e puxada em um movimento único da plataforma e erguida até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas.

Deve, então, ergue-se, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo

GIF

Arremesso

O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

GIF halterofilismo-arremesso

Total Combinado

Aqui é resumidamente o total de peso levantado pelo atleta nas duas variantes anteriores, o qual determina o vencedor.

Vale lembrar que em todas as competições os atletas são medalhados em todas as variantes em exceção aos Jogos Olímpicos, os quais só premeiam a variante do Total Combinado.

halterofilismo-homem

Classes de Peso e Faixa Etária

No levantamento de peso, para haver uma maior divisão e alguma justiça nos resultados, os participantes são divididos por idades e depois por classes de peso.

As classes por idade são divididas pela seguinte forma:

  • Juvenil: até aos 17 anos, com esse ano incluído, têm categorias de peso especificas;
  • Júnior: até aos 20 anos, com esse ano incluído;
  • Adulto: A partir dos 21 anos;

A idade mínima para a participação nos Jogos Olímpicos é de 16 anos, tanto para homens como para mulheres.

Leia Mais >  Tudo sobre Krav Maga

Já as classes de peso são diferentes para masculinos e femininos, e também para juvenis. Vamos ver quais são as classes de peso para ambos os géneros a partir dos Júniores.

Feminino
Até 48,00 kg
De 48,01 kg a 53,00 kg
De 53,01 kg a 58,00 kg
De 58,01 kg a 63,00 kg
De 63,01 kg a 69,00 kg
De 69,01 kg a 75,00 kg
De 75,01 kg em diante
Masculino
Até 56,00 kg
De 56,01 kg a 62,00 kg
De 62,01 kg a 69,00 kg
De 69,01 kg a 77,00 kg
De 77,01 kg a 85,00 kg
De 85,01 kg a 94,00 kg
De 94,01 kg a 105,00 kg
De 105,01 kg em diante

Equipamento para Levantamento de Pesos

Vamos agora listar o equipamento usado para levantamento de pesos, começando pelo mais fundamental.

Haltere

Este é composto por 3 partes, sendo elas:

  • Barra: A qual deve medir 2,20 metros, pesar 20 kg e ter cerca de 2,8 centímetros de diâmetro. Já para as mulheres a barra deve medir 2,01 metros, pesar 15 kg e ter 2,5 centímetros de diâmetro.
  • Discos: Estes são feitos de metal e mudam de cor consoante o seu peso:
– Vermelho: 25 e 2,5 kg
– Azul: 20 e 2 kg
– Amarelo: 15 e 1,5 kg
– Verde: 10 e 1 kg
– Branco: 5 e 0,5 kg

Os discos devem também estar marcados com o respetivo peso.

  • Colares: É uma espécie de anilha que é usada para prender os discos á barra. Cada colar deve pesar cerca de 2.5kg.

haltere

Fato

O fato deve ser justo de forma a se adequar á sua estrutura e facilitar o levantamento de peso, podendo ter mangas que não cheguem aos cotovelos e devem cobrir as pernas até acima do joelho.

Se quiserem podem usar meias, tendo elas que ficar abaixo do joelho.

halterofilismo-2

Equipamentos de Proteção

Estes equipamentos são facultativos, os atletas só usam se quiserem. E os equipamentos são um cinto que é preso na região lombar para evitar lesões, joelheiras, munhequeiras ou emplastros.

Links Uteis

Leia Mais >  Diferenças entre Rugby e Futebol Americano

https://www.cob.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *