Tudo sobre Natação [História, Regras, …]

A natação é um esporte que consistem em nadar e tem como objetivo percorrer uma determinada distância no mínimo de tempo possível, podendo ter de usar um estilo de nado específico.

História da Natação

A atividade de nadar já existe á milhares de anos. Existem gravuras que mostram pessoas no meio da água supostamente a nadar, tendo como data 7000 A.C.

Na Antiga Grécia, saber nadar chegou a ser um pré-requisito para se tornar um soldado e assim poderem melhorar a sua forma física.

Com o passar dos anos, várias culturas deram alguma relevância á atividade de nadar, mas nenhuma a tornou muito popular. No século XVII os japoneses começaram a ter aulas de natação na escola de forma obrigatória.

Só mais tarde, no século XIX é que no Ocidente se começou realmente a dar algum valor a esta atividade e com o passar dos anos foram surgindo novos estilos de nado até que finalmente virou um exporte regulamentado.

A natação é uma modalidade Olímpica desde os primeiros Jogos da era moderna e desde então o exporte evoluiu muito e teve diferentes campeões e recordes alcançados.

Um dos mais notórios nadadores de sempre conquistou dezenas de medalhas recentemente, desde 2004, passando pelos jogos de Pequim em 2008 e já com algum declínio em 2012, mas mesmo assim forte, Michael Phelps dominou a natação nos mais variados estilos, impondo vários recordes e tornando-se o atleta com o maior número de medalhas dos Jogos Olímpicos desde a sua existência, e esse recorde é de longe maior do que o atleta que o detinha anteriormente.

natacao

Estilos de Natação

Como já foi dito, com o tempo foram surgindo inúmeros estilos de nado fazendo assim com que o exporte fosse diversificando e aumentando a sua popularidade. Em competição, 4 estilos são usados, sendo eles:

Bruços

Este é considerado o estilo mais antigo que existe. Ele consiste em o atleta estar com o peito virado para baixo e faz um movimento onde empurra os dois braços para a frente ao mesmo tempo e depois os abre, simultaneamente fazendo o mesmo com as pernas. A maneira mais fácil de entender é imaginar uma tesoura a abrir e fechar.

Leia Mais >  Guia Completo de Futebol Americano

As distâncias percorridas são:

  • 50 metros
  • 100 metros
  • 200 metros

natacao-brucos

Crawl

No Crawl o nadador esta com o peito voltado para baixo e faz um movimento circular com os braços, alternando o esquerdo com o direito, quase como duas hélices. As pernas fazem também um movimento sincronizado de baixo/cima alternadamente.

Curiosamente este estilo não tem nenhuma prova associada, mas no estilo livre onde é permitido que façam a corrida com qualquer estilo, o crawl é usado por todos porque é com o qual se consegue alcançar maiores velocidades.

As distâncias percorridas são:

  • 50 metros
  • 100 metros
  • 200 metros
  • 400 metros
  • 800 metros
  • 1500 metros

natacao-crawl

Costas

Este estilo tem tudo igual ao do crawl em movimentos de braços e pernas, tendo apenas a particularidade de ser feito de costas (a barrida virada para cima).

As distâncias percorridas são:

  • 50 metros
  • 100 metros
  • 200 metros

natacao-costas

Mariposa

Aqui o atleta impulsiona-se usando os dois braços em simultâneo, quase como fosse o movimento de estar a mergulhar. Os pés ficam juntos e fazem um movimento simultâneo de para baixo e para cima, parecido com a barbatana de um golfinho.

As distâncias percorridas são:

  • 50 metros
  • 100 metros
  • 200 metros

Também existem provas chamadas “provas de estilos” as quais podem ser feitas individualmente ou por estafetas, na qual se utiliza todos os estilos a cada x metros e numa ordem pré-definida.

natacao-mariposa

Piscina de Natação

As piscinas podem medir 2 comprimentos diferentes: 25 metros (piscina curta) ou 50 metros (piscina Olímpica). A única coisa que muda entre elas é apenas o comprimento.

A piscina deve ter 2 metros de profundidade e é dividida por raias ao longo de todo o seu comprimento, havendo uma distância entre elas de 2,5 metros representando assim a pista designada para cada nadador.

As margens laterais devem ter 50 centímetros entre o muro e a raia mais próxima.

Tem também de ter um bloco de partida para cada um dos nadadores, tendo a sua plataforma a pelo menos 50 centímetros do nível da água (até ao máximo de 70 centímetros) e a sua inclinação não pode ser superior a 10 graus.

Leia Mais >  Tudo Sobre Passe, Manchete, Saque no Voleibol

Estas plataformas são um quadrado com 50 centímetros de lado e possuem material antiderrapante para que o nadador tenha uma partida sem problemas.

natacao-piscina

Árbitros ou Staff

A equipa de árbitros estabelecida pela Federação Internacional de Natação é um pouco extensa como vamos ver agora:

Árbitro Geral: Responsável pelo desenvolver da corrida e tem a palavra final sobre qualquer decisão. Existem 2, um para masculinos e outro para femininos.

Juiz de Partida: Este é o que assinala a partida com um sinal eletrónico. Aqui também existem 2, um para cada género,

Juízes de Nado: Estes são 4 por corrida, 2 de cada lado da piscina e vão acompanhando os nadadores pela piscina a verificar se estes estão a nadar corretamente o estilo, sem erros ou falhas.

Juízes de Volta: Existem 16 por corrida, cada um junto de uma das extremidades da pista do nadador (existem 8 pistas) para ver se este faz bem a viragem.

Anotador: Este está numa sala especial a tomar conta dos resultados que mostram nos marcadores eletrónicos e as sinaléticas dos juízes.

Juiz de corda de saída falsa: Responsável pela corda que esta situada a 15 metros da borda da piscina e que marca o local onde o nadador tem já de estar ao de cima da água. Se algum deles não cumprir este requisito na largada então a corda cai na água e é feita a largada de novo.

natacao-juizes

Outras formas de natação

Existem outras formas de natação sem ser a “pura” que é composta por estas coisas que falamos anteriormente.

Por exemplo, existe a natação de águas abertas que é feita em pleno mar e também tem o mesmo objetivo mas com distancias muito maiores (de vários quilómetros, por vezes fazendo a ligação entre duas ilhas).

E existem outros tipos mais diferentes como Mergulho, Natação sincronizada, saltos para a água, entre outros…

Links Úteis

www.cbda.org.br/

3 Comments
  1. luterio
    27 setembro, 2017

    Gostei muito da pagina todo mundo que ainda nao visititou o site aconcelho a visistar

    Responder
  2. Nando
    19 novembro, 2017

    Ele é muito bom para fazer trabalhos e pesquisas para ficar mais informados
    #RECOMENDOPARAVOÇE

    Responder
  3. lindas de goiania
    22 janeiro, 2018

    Como eu não conhecia esse sítio da Internet ainda? Comecei à trabalhar
    com blogue faz pouco tempo, eu trabalhava só com site de acompanhantes Goiânia e também agora trabalho com
    outro.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *