Voleibol de Praia [História, Regras, …]

O voleibol de praia é uma variante do voleibol normal, o qual é jogado na areia e tem as regras praticamente iguais ao do voleibol de origem, sendo que uma das maiores diferenças é ser jogado por equipas de dois jogadores.

História do Voleibol de Praia

Como já foi dito, o voleibol de praia foi uma evolução natural do voleibol, o qual começou a surgir nas praias de Santa Mónica Califórnia, por volta do ano 1920.

Ainda demorou umas décadas a que essa atividade de convívio entre amigos e conhecidos na praia começasse realmente a virar um esporte, até que por volta dos anos 70 começaram a surgir algumas competições e torneios profissionais, principalmente patrocinados por empresas de cervejas e cigarros.

Uma vez que começou a ganhar alguma popularidade, o esporte rapidamente começou a ser praticado um pouco por todo o mundo, especialmente em locais no litoral e com boas praias.

Em 1996 o voleibol de praia passou a ser uma modalidade Olímpica, tanto para masculinos para como femininos e desde então uma das maiores potências mundiais deste esporte são os brasileiros.

voleibol-praia

Jogo de Voleibol de Praia

As medidas do campo são 16 metros de comprimento de largura por 8 metros de comprimento. Curiosamente a bola usada nesta variante é igual á do voleibol, mas a pressão interna da bola é menor.

O jogo divide-se em sets, sendo que para uma equipa conquistar o set tem de fazer 21 pontos tendo uma diferença de pelo menos 2 pontos entre as equipas, se o mesmo não se verificar, então o set continua até que essa diferença exista. Ganha a partida quem conquistar 2 sets primeiro.

Se o resultado em sets ficar 1×1, então jogasse um set final, tendo este apenas 15 pontos, mas a regra da diferença de pontos mantêm-se.

voleibol-praia-manchete

Regras (Voleibol de Praia x Voleibol)

As regras de voleibol de praia são muito similares ás regras de voleibol normal como já foi dito, mas continuam a existir algumas diferenças, como o terreno de jogo por exemplo.

Vamos agora ver quais são as principais diferenças entre um e outro.

  • O número de jogadores por equipa são 2, em vez de 6, como já tinha sido dito;
  • O bloqueio conta como toque. Se houver um bloqueio, aquela equipa só tem direito a mais 2 toques, mas apesar disso, o jogador que bloqueou pode fazer o próximo toque;
  • Durante os dois primeiros sets, as equipes trocam de lados da quadra a cada sete pontos disputados. Durante o set de desempate, elas fazem isso a cada cinco pontos disputados.
  • Não existem posições definidas. Os jogadores podem ir para qualquer parte do campo sem impedimentos.
  • Invasão de campo por baixo da rede não é falta, sendo assinalada apenas se atrapalhar a jogada dos rivais.

voleibol-praia-regras

Curiosidades

Tenha atenção aos elementos

No voleibol de quadra não existe chuva, não existe vento, não existe sol.

No voleibol de praia todas estas coisas existem. Por vezes quando o vento esta um pouco mais forte os jogadores têm que saber se adaptar e identificar a direção do vento para que não sejam surpreendidos.

Uniformes femininos

Desde 1999 que existe alguma controvérsia entre as atletas quanto à roupa que é regulamentada pela FIVB, dizendo algumas delas que as regulamentações foram feitas para que estejam de forma mais sensual e assim atrair mais público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *