Voleibol Sentado [História, Regras, …]

O voleibol sentado ou voleibol adaptado é um esporte paralímpico que foi criado com o intuito de ajudar as pessoas com alguma deficiência motora a poder praticar um esporte e também a ajudar na sua integração social e a nível psicológico, como a grande maioria dos esportes paralímpicos foram.

História do Voleibol Sentado

O esporte que hoje é chamado de voleibol sentado nem sempre foi como é agora e meio que foi a evolução de outro esporte paralímpico que existia, o qual era chamado de sitzball.

Este acabou por desaparecer porque era considerado demasiado passivo para um esporte e com a junção de caraterísticas do voleibol normal acabou por surgir o voleibol adaptado.

Nesta altura já existia o voleibol paralímpico, mas era jogado em pé até que em 1980 o voleibol sentado passou também a ser uma modalidade paralímpica nos Jogos, o qual até hoje se mantém, jogado tanto por homens como por mulheres.

Em 2004 a versão de voleibol em pé acabou por ser abandonada como modalidade paralímpica.

voleibol-sentado-3

Caraterísticas do Voleibol Sentado

Apesar de este ter muitas semelhanças com o voleibol convencional, também possui várias diferenças, sendo que a maioria delas surgiu devido ás limitações físicas dos praticantes. Vamos agora ver algumas coisas únicas neste esporte.

Jogo de Voleibol Sentado

Este é praticamente igual ao voleibol comum. É dividido por sets, sendo á melhor de cinco, por isso quem ganhar dinheiro 3 sets ganha a partida.

Em cada set têm que marcar 25 pontos e tem de haver uma diferença de dois pontos para que alguma das equipas conquiste o set.

Se no final ficar 2×2 em sets, vai ser feito um ultimo set chamado de tie break, que é em tudo igual aos outros, mas este acaba aos 15 pontos.

Cada equipa é composta por 12 jogadores, sendo que apenas 6 estão em campo, divididos pelos jogadores que estão ao ataque, os que estão na defesa e o libero.

Leia Mais >  O que é Cicloturismo? Saiba já tudo..

voleibol-sentado-5

Classificação

Como é muitos dos esportes paralímpicos, no voleibol adaptado também existe uma classificação consoante o grau de limitação, o qual depois pode influenciar a constituição da equipa em jogo consoante algumas regulamentações da prova.

As classificações são as seguintes:

Classe A1: refere-se aos jogadores com dupla amputação acima ou através das articulações do Joelho (Duplo AK, do inglês “Above Knee”, que significa “acima do joelho”);Classe A2: assim como a classificação anterior, refere-se a uma amputação acima ou através das articulações do joelho, entretanto uma amputação simples e não dupla;

Classe A3: são aqueles com dupla amputação abaixo do joelho (Below Knee, BK), ou através ou acima da articulação tálus-calcanear;

Classe A4: o mesmo que os anteriores, mas com amputação simples;

Classe A5: refere-se aos atletas que possuem dupla amputação acima ou através da articulação do cotovelo (above elbow, AE);

Classe A6: as características da amputação são as mesmas do anterior, porém, esta é simples;

Classe A7: caracteriza os jogadores com dupla amputação abaixo do cotovelo (below elbow, BE) ou através/acima das articulações do pulso;

Classe A8: como o anterior, todavia há apenas uma amputação simples;

Classe A9: ACMIS refere-se a amputações combinadas de membros inferiores e superiores.

Observação: Existe uma categoria adicional chamada de Les Autres e esta é composta por atletas com outro tipo de limitação locomotora, podendo ter ela surgido por exemplo devido a um ataque cardíaco, problemas de medula óssea, paralisia parcial, etc…

voleibol-sentado-2

Regras do Voleibol Sentado

Aqui não vamos falar tanto nas regras todas, mas sim das que são diferentes do voleibol tradicional e assim as outras regras você já associa como sendo as mesmas.

A quadra é mais pequena que a comum, tendo de medidas 10 metros de comprimento por 6 de largura. As linhas de ataque estão a 2 metros do centro do campo.

A rede tem 6,50 a 7 metros de comprimento e 0,80 metros de largura, ficando ela a 1,15 metros do chão para os homens e a 1,05 metros para as mulheres.

Leia Mais >  7 Curiosidades de Badminton

voleibol-sentado-1

Dos 12 jogadores da equipa, só pode haver no máximo dois que tenham “inabilidade mínima” e apenas um pode estar a jogar dentro do campo.

Enquanto no voleibol convencional a posição do jogador é marcada pelos seus pés, aqui é pelos glúteos dos jogadores, podendo eles ter as pernas ou braços em outras zonas.

Durante o serviço, qualquer jogador do ataque pode tocar na bola e interferir na trajetória do serviço se esta tiver acima da altura da rede.

Os atacantes da equipa adversária também podem bloquear o serviço, coisa que é considerada falta no voleibol normal.

Juízes

Em cada partida existem 2 árbitros que vigiam todas as jogadas e vêem se existe alguma irregularidade, 2 auxiliares que estão cada um numa das extremidades do campo e ficam mais atentos ás linhas e se a bola cai ou não dentro do campo e ainda existem 2 marcadores que estão na mesa a assinalar a pontuação do jogo.

11 Comments
  1. cris
    10 setembro, 2016

    ótimo

    Responder
  2. josi
    4 outubro, 2016

    muito bom …

    Responder
  3. Gabriel Santiago
    7 novembro, 2016

    a quadra é mais pequena?

    Responder
    1. SportsRegras
      8 novembro, 2016

      Não, é o mesmo tamanho.

      Responder
  4. DANIEL
    11 novembro, 2016

    SENSACIONAL

    Responder
  5. Fábio
    3 abril, 2017

    Valeu

    Responder
  6. pao
    6 abril, 2017

    o voulei sentado podeser praticado em pé

    Responder
    1. Daniel
      22 junho, 2017

      claro q n né, abestado

      Responder
  7. Nicole
    15 abril, 2018

    Como o vólei ficou adaptado para pessoas com deficiência

    Responder
  8. Evandro Del Vecchio Pereira
    27 maio, 2018

    A quadra é mais pequena???

    Responder
    1. NÃOLEVEASERIO
      25 junho, 2018

      Sim a quadra equivale a mais ou menos 5 milimetros de largura e de 10 milimetros de fundura que vale mais ou menos o tamanho de 7 cabritos gravidos e deitados com 2 patas para cima e 2 para baixo,e o peso da quadra equivale a 4 baleias deitadas com cabritos em seu estomago soltando bizerras pelo o ouvido

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *