Tudo sobre Xadrez [Regras, História, …]

O xadrez é um jogo recreativo mas também um esporte, o qual é jogado num tabuleiro. Este jogo é dos mais, se não o mais popular e conhecido entre os jogos de tabuleiro pelo mundo inteiro, sendo considerado um jogo de estratégia e inteligência, sendo que um bom jogador deve já adiantar quais serão as jogadas que o seu adversário irá fazer.

História do Xadrez

A origem do xadrez é algo que é debatido e não existe propriamente um consenso sobre a sua origem ou mesmo a história do xadrez, do antigo ao atual.

Alguns dizem que versões do xadrez e do seu tabuleiro já remontam do Antigo Egito ou da China Dinástica, mas a sua origem mais apoiada é que tenha surgido na Índia, por volta do século VI, na altura teria o nome de Chaturanga.

Com o passar do tempo, acabou por chegar á Pérsia e o seu nome acabou por mudar, sendo agora chamado de Xatranje, tendo provavelmente outras regras também.

Acabou por se difundir por toda a Europa devagarinho e foram precisos cerca de 500 anos para o Xatranje começar a se parecer mais com o xadrez que conhecemos hoje.

Em 1475 começaram a ser consolidadas as atuais regras e o seu nome também acabou por mudar para xadrez mas ainda foram precisos mais algumas centenas de anos para que em toda a Europa se jogasse com as peças mais modernas e as regras também.

Em meados do século XIX começou a aparecerem torneios e competições de xadrez nascendo assim um esporte, o qual era dominado sempre pelos mesmos jogadores e tinha campeões Mundiais que mantinham o seu reinado por longos períodos, 20/30 anos por exemplo.

xadrez-3

Jogo de Xadrez

O jogo de Xadrez tem como objetivo dar o “mate” no rei do jogador adversário. Este acontece nas seguintes situações:

  • O rei não conseguir se movimentar para nenhuma casa (estão todas na linha de ataque das peças do adversário);
  • Nenhuma peça consegue se colocar á frente e proteger o Rei;
  • A peça que esta a atacar não poder ser capturada;

Se alguma destas condições se manifestar, então o terá acontecido o “mate” ou “check mate” e o jogo termina, vencendo o jogador que aplicou esse “mate”.

xadrez-1

Tabuleiro e Peças de Xadrez

O tabuleiro de xadrez é composto por quadrados de cor branca e preta (tendo 8 quadrados de comprimento em cada lado), sendo estes sempre alternados.

As peças também possuem as mesmas cores e cada cor corresponde ás peças de um jogador.

O tabuleiro deve ser posicionado de forma a ultima casa do lado direito da fileira mais próxima de cada jogador seja um quadrado branco.

O jogo de xadrez é constituído pelas seguintes peças:

  • Peão
  • Torre
  • Cavalo
  • Rainha
  • Bispo
  • Rei

As peças têm uma ordem própria para serem colocadas no tabuleiro (Siga as posições que estão representadas na imagem);

Nota: A posição do Rei e da Rainha mudam consoando o jogador, seguindo a regra:

Rei branco – casa preta
Rei preto – casa branca
Rainha branca – casa branca
Rainha preta – casa preta

Quem começa a jogar é sempre o jogador que possui as peças brancas.

xadrez-2

Movimentos/Jogadas do Xadrez

Cada peça tem a sua forma única de se movimentar no tabuleiro, o que possibilita um número muito grande de padrões e estratégias, tornando assim o xadrez um esporte de estratégia e mais interessante.

As jogadas possíveis por casa peça são:

peao-xadrez Peão
Este só pode apenas se movimentar para a frente (mais nenhuma peça tem esta regra), sendo que ele pode apenas avançar 1 casa em frente, ou 2 se nunca tiver sido mexido.Ele também é o único que se movimenta de forma diferente quando é para tomar a peça do adversário, sendo que ele só pode tomar a peça que esteja na sua diagonal para a frente.
torre-xadrez Torre
A torre tem um movimento bastante simples. Ela pode se movimentar para a frente, para trás, para a esquerda ou para a direita em linha reta pelo tabuleiro inteiro, desde que tenha o caminho sem nenhuma peça.
cavalo-xadrez Cavalo
O cavalo é o que tem o movimento mais único. Ele apenas se pode mover em formato de L.Isto quer dizer que apenas pode andar duas casas para a frente e uma para o lado em cada movimento. Esta peça já pode fazer o seu movimento pulando por cima de outras peças (é a única com esta regra).
bispo-xadrez Bispo
O bispo tem uma movimentação parecida com a da Torre, apenas este em vez de se mover em linha reta, move-se na diagonal, não podendo também passar por cima de nenhuma peça.
rainha-xadrez Rainha
Esta é considerada a peça mais poderosa do Xadrez, isto devido á sua versatilidade de movimentos já que pode fazer os mesmos movimentos da Torre e do Bispo.
rei-xadrez Rei
O Rei pode se movimentar 1 cada em todas as direções. A única restrição que este tem é não poder ir para uma casa que esteja em “check” (esteja na linha de ataque) por alguma peça do adversário.

Jogadas/Movimentos Especiais

Existem certos movimentos que podem ser feitos sob circunstâncias especiais que tornam ainda mais interessante e competitivo este jogo magnifico. As jogadas especiais que existem são:

Promoção do Peão

Quando você consegue fazer com que um dos seus peões chegue ao final do tabuleiro (na primeira linha do adversário), o peão deve ser trocado por outra peça (podendo ela ser um bispo, torre, rainha ou cavalo), sendo que normalmente é escolhida a rainha já que é a peça mais poderosa do jogo.

Roque

O consiste num movimento entre o rei e a rainha, os quais mudam de posição ao mesmo tempo, numa tentativa de defender o rei tirando-o do centro do tabuleiro e mover a torre para uma melhor posição de ataque.

Neste movimento o rei move-se em direção á torre duas casas e a torre move-se para o lado do rei passando por cima dele. Existem dois roques: o pequeno e o grande, sendo que a única diferença é a sua designação. O roque grande é quando o roque é feito com a torre mais distante do rei e o pequeno é o contrário.

Para fazer esta jogada, têm de se cumprir certas condições:

  • O rei não pode ter se movimentado;
  • A torre não pode ter sido movida;
  • O caminho entre a torre e o rei deve estar limpo;
  • O rei não pode ficar em uma posição que fique na linha de ataque do inimigo;

Ao passar / en passant

Esta é uma forma especial do peão se movimentar, podendo tomar o peão adversário que passou ao lado dele, quando este se encontrar na 5ª fila contando do seu campo. Observe as imagens para perceber melhor a jogada.

Para esta jogada também existem condições especiais, sendo elas:

  • O seu peão deve estar na 5ª fila
  • O peão do adversário ter avançado duas casas e assim ter ficado ao lado do seu;
  • O lance deve ser feito imediatamente ao movimento do seu adversário;

Regras de Xadrez

O xadrez também possui algumas regras. Vamos só evidenciar as regras principais que normalmente são abordadas.

– Quando um jogador levanta uma peça, este pode coloca-la em qualquer lugar que seja válido para a movimentação dessa peça. Após pousar a peça não pode a retirar, apenas se tiver feito um movimento invalido.

– Quando for promover um peão, o jogador pode tocar numa peça que esteja no exterior do tabuleiro e trocar pelo seu peão, estando assim terminada a jogada;

– Durante o roque o jogador deve primeiro pegar no Rei e depois na Torre fazendo assim a sua troca de posições. Se tocar nos dois ao mesmo tempo também o pode fazer. Se este levanta o Rei com intenção de fazer o Roque mas este é impossível, então deve movimentar o Rei para uma casa válida.

– Os jogadores não devem falar durante o jogo, fazendo-o apenas quando for pedir um empate ou avisar o árbitro de alguma infração. Nos jogos entre amadores é comum anunciar o “check” mas entre profissionais o mesmo não deve ser anunciado.

Links Úteis

http://www.cbx.org.br/

14 Comments

  1. Marcella
    1 Setembro, 2016

    otimooooooooooooooooooooooooo

    Responder
  2. Marcella
    1 Setembro, 2016

    Ameiiiii me ajudou bastante *-*

    Responder
  3. VOCÊ
    21 Novembro, 2016

    MELHOR SITE. AJUDOU PÁ CARAI…

    Responder
  4. Gaaaeu
    28 Novembro, 2016

    porra

    Responder
  5. Vivi A.
    5 Maio, 2017

    Site maravilhoso
    Realmente ajudou muito mesmo no meu trabalho
    Obrigada??????

    Responder
  6. xoxota
    21 Maio, 2017

    ajudo dms

    Responder
  7. Edna Garcia de Paula
    22 Junho, 2017

    Obrigado ajudou de mais !

    Responder
  8. Pillar Pacheco
    2 Julho, 2017

    Me Facilitou em um trabalho escolar… So não consegui apenas 1 questão..

    Responder
  9. samuel
    3 Julho, 2017

    ajudou muuito este site na minha prova de E.D.

    Responder
  10. Katherine
    6 Julho, 2017

    Obrigado aaaa ★♥

    Responder
  11. Ágata Fonseca
    31 Agosto, 2017

    Que ótimo me ajudou bastante. Muito obrigada! 🙂

    Responder
    1. Alice Lima Vidal
      12 Setembro, 2017

      não ajudou só vc todos nois

      Responder
  12. Alice Lima Vidal
    12 Setembro, 2017

    eu amei mi ajudou muito com minha prova tenho certeza que vou tirar um 10 com toda essa ajuda

    Responder
  13. Leandro Ghisolfi
    15 Outubro, 2017

    perfeito!! me ajudou num trabalho de escola!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *